compartilhe >>

Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista é inaugurado em Santa Cruz


Publicado 02/04/2024 19:56

Geral   ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), Santa Cruz do Sul inaugurou o Girassol - Centro Municipal de Atendimento ao Autista. Para marcar a data, uma caminhada até o novo espaço foi realizada pela Luz Azul - Associação Pró-Autismo em parceria com a Administração Municipal.

A estimativa é de que o município tenha mais de três mil autistas. Coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Adriele Vargas, falou sobre o centro e a disposição de cada um dos espaços, que foram pensados para acolher, estimular e desenvolver as habilidades de cada pessoa que será atendida. 

Confira mais: Dia Mundial de Conscientização do Autismo: "o diagnóstico mudou nossa vida, mas porque nos trouxe auxílio"

Presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, Claudio Alves Ferreira, ressalta a importância de tratar o autista como ele é, sem preconceitos e olhares atravessados. "Nós precisamos enquanto sociedade trocar a nossa lente de preconceito com relação as pessoas diferentes. Pedimos que cada gestor público, prefeito, governador, presidente tenha sensibilidade de ver o autista não como inferior, mas como ser humano apto de grandes habilidades."

Mãe de uma criança autista de nível 2 de suporte, Aline Lemos, falou sobre os comportamentos do filho e como recebeu o diagnóstico. "O autismo e o TEA não estão na moda. São transtornos que afetam a qualidade de vida. A maioria das pessoas não imagina a dificuldade das coisas simples no dia a dia de uma família atípica. Mas os autistas nos ensinam muito sobre amor, paciência e da felicidade nas pequenas coisas", afirma. 

Leia ainda: ESF Arroio Grande realiza ação em prol da mulher nesta quinta-feira

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, o Girassol Centro de Atendimento ao Autista representa um legado social e de inclusão. Para a secretária, o município de Santa Cruz está fazendo história ao criar um espaço tão importante. "O autismo não é doença, não define uma pessoa. Que este centro seja o início de um trabalho potente e duradouro, que ele seja feito em prol de aumentarmos cada vez mais as políticas públicas para os autistas e suas famílias."

Secretário da Saúde, Fabiano Dupont, é pai de um adolescente autista e ressalta que o espaço representa muito para cada pessoa e para cada família. Para ele, o centro proporcionará muitos aprendizados e o desenvolvimento de novas habilidades, especialmente para aqueles que receberam o diagnóstico. 

Se informe com as últimas notícias

Para a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o espaço será referência em acolhimento e um lugar especial para auxiliar em todas as necessidades dos autistas e suas famílias. "Que esse centro seja uma fonte de alegria e acolhimento."

O Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista atenderá de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os acolhimentos serão realizados sempre às sextas-feiras, e às segundas de manhã haverá a discussão de casos pela equipe técnica.

*Colaborou o jornalista Eduardo Wachholtz