compartilhe >>

Equipe Baja de Galpão da Unisc irá representar o Brasil em campeonato mundial nos Estados Unidos


Publicado 02/04/2024 16:33

Geral   PROJETO

A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá representar o Brasil em um campeonato mundial nos Estados Unidos no próximo ano. Os acadêmicos de Engenharia da Unisc se destacaram na 29ª Competição Baja SAE Brasil, etapa nacional, garantindo sua participação no evento internacional.

Leia também: Assinatura marca início das obras de revitalização da Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo

O professor Fernando Sansone afirmou que, além do ensino teórico, o curso de Engenharia oferece oportunidades práticas por meio de programas como este, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os acadêmicos desenvolveram um veículo off-road, para competir com outras universidades em provas dinâmicas, de resistência e apresentação detalhada do projeto.

Sansone ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento de profissionais qualificados dentro das empresas e indústrias. “Eles começaram a formar essa base de mão de obra especializada, de engenharia com conhecimento. Isso demonstra como é a alta empregabilidade desses alunos, uma vez que eles têm essa experiência de formar pela Unisc e ter a participação dentro do projeto Baja”, disse.

Álan Emmel Lopes, um dos pilotos da equipe, destacou que durante o processo é avaliado o desempenho do carro e do piloto, além de quão bem o veículo é construído e se ele cumpre todo o regulamento. Dirigir o carro é uma responsabilidade alta, tem toda uma pressão em volta da gente. O piloto tem que saber sobre todos os subsistemas do carro, mais do que os outros. Esse conhecimento que eu como piloto vou adquirindo, vai ser muito benéfico no futuro”, afirmou.

Frederico Gassen Geller, estudante do terceiro semestre e capitão da equipe de Baja da Unisc, prepara e organiza todos os detalhes antes, durante e depois de uma competição. “O Capitão é parte da gestão. Ele prepara a equipe para ter um bom resultado durante a competição”, relatou.

Para concluir, o professor Sansone salientou que esse desenvolvimento é ensinado dentro da universidade para que no futuro, quando esses estudantes forem para o mercado de trabalho, eles possam desempenhar da melhor forma as funções de um engenheiro.


Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
Equipe Baja de Galpão da Unisc irá representar o Brasil em campeonato mundial nos Estados Unidos