compartilhe >>

Saúde amplia transporte de pacientes em Venâncio Aires


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 02/04/2024 14:16

Geral   TRATAMENTO

O número de transporte de pacientes portadores de doenças ou que necessitam de algum procedimento médico, que são levados a outras cidades para realizarem o tratamento necessário por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentou no último ano em Venâncio Aires. Dados do Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2023 foram transportadas 20.247 pessoas para todo o Rio Grande do Sul. Além daqueles que necessitam de tratamento de hemodiálise, realizado em Venâncio Aires.

Já em dezembro de 2021, primeiro ano da atual gestão, foram realizados 11.108 transportes de pacientes. O aumento corresponde a 9,1 mil transportes a mais. Atualmente, cerca de 20 municípios do Estado são referências em saúde pública para diversas especialidades médicas, como consultas, exames especializados, internações, procedimentos cirúrgicos, entre outros.

Veja ainda: Com 120 autistas associados, Esperança Azul comemora avanços em Venâncio Aires

“Outras especialidades médicas foram abertas conforme demanda do Estado e, por isso, fornecer o transporte de pacientes faz parte do acesso do SUS para que realizem o tratamento adequado. Nós não temos todas as especialidades no município e é preciso fazer esse transporte para outras cidades, e na hemodiálise para os pacientes que necessitam semanalmente desse serviço”, explica o secretário da Saúde, Tiago Quintana.

Os procedimentos com movimentação e transporte de pacientes são realizados com ambulâncias, veículos preparados para transportar pacientes com segurança e agilidade. O transporte de pacientes é uma área muito importante do dia a dia da saúde, por isso desempenha um papel importante na segurança e no cuidado adequado do paciente durante o deslocamento.

Confira ainda as últimas notícias

O transporte ocorre de segunda a sexta-feira com pacientes esporádicos, que utilizam conforme as consultas e tratamentos agendados. “Investimos recursos na renovação da frota para conseguir ampliar e manter o serviço de transporte funcionando”, destaca Quintana.

Para solicitar o serviço de transporte, o paciente deve realizar primeiro a consulta em uma unidade de saúde do município. O pedido junto com os documentos solicitados deve ser encaminhado para o Setor de Transporte, que entrará em contato com o paciente para confirmar data, horário e local da saída do transporte (residência do paciente ou Secretaria da Saúde). Para mais informações está disponível o telefone 2183 0264.


Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
No ano passado, 20.247 pessoas utilizaram os serviços
No ano passado, 20.247 pessoas utilizaram os serviços