Esportes

Americano, Pugh vestirá a camisa da Matilha dos Vales

28 de março de 2024
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto / Guilherme Bender
    compartilhe essa matéria

    Kam’ron Pugh chegou recentemente em Santa Cruz do Sul e já começou a preparação para o Campeonato Estadual

    A Matilha dos Vales, novo time de futebol americano de Santa Cruz do Sul, criado pela fusão entre os Chacais, da Terra da Oktoberfest, e os Bulldogs, de Venâncio Aires, iniciou as preparações para os campeonatos deste ano. Para 2024, a equipe vai contar com o reforço do recebedor americano Kam’ron Pugh. Natural de Alabama, o atleta já está pronto para representar o município no certame estadual, que começa neste mês de abril.

    Culturas

    Se no Brasil o futebol com os pés contagia as crianças desde os primeiros anos de vida, nos Estados Unidos a “bola da vez” é jogada com as mãos. Kam’ron Pugh tem contato com o futebol americano desde muito cedo, mais precisamente desde os cinco anos de idade. “Esse esporte sempre fez parte da minha vida. Meu avô foi quem me deu minha primeira bola. É algo que sempre fiz e sempre amei”, lembrou Pugh.

    A adolescência chegou e o americano logo mostrou seus talentos. Ainda adolescente, Kam’ron foi para a Jackson High School, uma das melhores escolas do estado de Alabama. Nos Estados Unidos, desde o ensino médio, os alunos são incentivados a participarem de esportes, seja o próprio futebol americano, basquete, atletismo, futebol ou vôlei – com possibilidade de ganharem bolsas  de estudo no próprio educandário ou futuramente, numa universidade -, o que inclui competições estaduais e nacionais. Kam’ron destaca os treinos e ensinamentos do técnico americano Danny Powell. O professor acumula 177 vitórias na carreira, com apenas 72 derrotas. 

    Em casa

    A adaptação no Brasil, conforme explica o jogador, não foi difícil como o esperado. Apesar de ter recebido diversas propostas vindas da Europa, como da França, Alemanha e República Tcheca, ele optou por vir ao Rio Grande do Sul. “Vim para cá porque senti que eles queriam fazer o esporte crescer”, revelou. “Eu amo o Brasil, amo Santa Cruz do Sul. É uma cidade muito parecida com a minha, uma cidade familiar. Mesmo pequena, ainda é grande”, explicou.

    O desafio inicial foi se adaptar com o calor, hoje, já acostumado, o problema ainda é a adaptação à língua. “É a primeira vez que saio dos EUA”.

    Em busca do título

    Exemplo. É esta palavra que está no cerne da mentalidade de Kam’ron Pugh para representar a Matilha dos Vales. “Quero ser um ótimo colega de equipe, quero, aqui, crescer como pessoa e como jogador, tanto meu caráter quanto minhas habilidades”, projetou. “Ajudar estes caras, ensiná-los pequenos traços e truques que os jogadores americanos já sabem. Como eu disse, nós nascemos com este esporte já quando crianças. Quero ser um ótimo exemplo, incentivar mais trabalho, a assistir mais jogos dos adversários e aprender mais”, concluiu.

    O grande objetivo, no entanto, não podia ser diferente. “Quero deixar esta cidade honrada. Ganhar campeonatos, trazer honra para nosso esporte e uma grande experiência pessoal para meus colegas”.

    Preparação

    A rotina de treinos da Matilha dos Vales se intensificou nas últimas semanas com a chegada dos campeonatos. No domingo que vem, dia 7 de abril, a equipe estreia contra os Bears de Parobé, às 10h,  no Estádio Guilherme Rabuske em Pinheiral. A primeira partida em casa marca o início de uma série de jogos em todo o Rio Grande do Sul. “Este é o primeiro ano competitivo da Matilha, então certamente teremos muitos ajustes a fazer durante o longo do ano para acertar o time. Estamos em processo de construção da equipe. Mas não esperamos nada menos que chegar aos playoffs e concorrer pelo título no estadual”, explica o técnico Miguel Greiner. “O Kam’Ron terá um papel importante neste processo, ele traz consigo uma cultura do esporte que queremos implantar nos atletas locais. Esperamos dele uma liderança dentro e fora do campo. E, claro, que consigamos colocar a bola em suas mãos e que faça ótimas jogadas.”

    Vídeos curtos