compartilhe >>

Preparativos para a Páscoa iniciaram


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/02/2024 09:00

Geral   VERA CRUZ

Parece que o Natal mal se despediu e os coelhos começaram a sair da toca. Não é ilusão, a Páscoa acontece no mês que vem e por isso, quem se dedica a produzir artesanato já está a pleno vapor, assim como quem planeja a programação festiva no município. No dia 17 de março ocorre a abertura da programação em Vera Cruz, concentrada na Praça José Bonifácio, que mais uma vez receberá decoração especial. A equipe de artistas plásticos e artesãs da Prefeitura se debruça sobre os preparativos desde que os enfeites de Natal foram recolhidos. Uma ponte para conduzir os visitantes até a Casa Temática, casa do chocolate e muitos coelhos devem recepcionar as famílias na Praça, explica o artista plástico Márcio Campos. Enquanto ele e Fernando Garibaldi se dedicam aos itens maiores, a equipe de artesanato produz e reforma os pequenos coelhos, para se somar e formar o conjunto da decoração em Vera Cruz, explica a artesã Sinara Severo.

Márcio e Sinara revelaram na última sexta-feira, enquanto seguiam nos preparativos, que assim que foram recolhidos os itens da decoração natalina, a equipe tratou de pensar na Páscoa e em tantos eventos que 2024 reserva. Muitos dos ornamentos são reaproveitados, eles asseguram, para sempre prezar pela reciclagem e economia. Mas a cada ano, novas peças são incorporadas para dar uma nova cara à festividade. Segundo o secretário municipal de Cultura,Turismo, Esporte e Lazer, Cristiano da Roza, o Taxinha, haverá personagens e um lindo cenário na Praça para as famílias fazerem fotos e entrarem no clima da festa cristã. O colorido de coelhos, cenouras e toda criatividade novamente estarão em evidência no coração da cidade. Nos domingos, o FelizCidade de Páscoa na praça está confirmado, com brinquedos infláveis e comercialização de itens, praça de alimentação, além de atrações musicais. A Casa do Coelho ficará aberta, a partir do dia 17 de março, nas quintas e sextas-feiras, das 17 às 22h, e sábados e domingos das 16 às 22 horas.

Arte para vender

Parece cedo pensar em comprar itens decorativos para a casa ou presentes de Páscoa, mas quem precisa produzir as opções está a mil. O tempo ficou curto entre o Natal e a Páscoa deste ano, em março, opina Alissandra Pereira Rodrigues, que responde pelo ateliê As Marias e trabalha com madeira e cimento em seus itens. A confecção dos enfeites começou desde o início do ano e ela confessa: à medida que ficaram prontos e são expostos, as primeiras vendas foram registradas. “Virou o Natal e já estou fazendo”, resume Alissandra, que se dedica a muitas peças pequenas, que se tornaram perfeitas para presentear, ao passo que são mais acessíveis, e para enfeitar a própria Osterbaum - a árvore da Páscoa montada com um galho seco - de um jeito diferente. Também lixa, trata a madeira e decora itens maiores, como enfeites de porta e outros.

Ano passado, as vendas de Páscoa foram impressionantes e surpreendentes, avalia Alissandra, “se assemelharam às de Natal”. E ainda que o tempo pareça curto, a loja na rua Cândido de Medeiros está repleta de opções e vai ficar ainda mais. Nas lives e bazares, os artigos ganham visibilidade. “Nesta época, os itens artesanais saem bastante, inclusive para quem quiser combinar com um chocolate ou substituir o doce”, frisa.

Leia também: Projeto que declara Catedral São João Batista como patrimônio histórico e cultural de Santa Cruz é apresentado no Legislativo


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Márcio se dedica aos ornamentos grandes e ao reaproveitamento de peças
Márcio se dedica aos ornamentos grandes e ao reaproveitamento de peças

Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Além dos diversos enfeites prontos e expostos, Alissandra se dedica a produzir mais
Além dos diversos enfeites prontos e expostos, Alissandra se dedica a produzir mais