compartilhe >>

Segunda parcela do IPTU de Santa Cruz vence na próxima quinta-feira


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz
Publicado 12/02/2024 06:00
Atualizado 12/02/2024 06:24

Geral   COFRES PÚBLICOS

Os santa-cruzenses precisam ficar atentos porque na próxima semana,  dia 15 de fevereiro, vence a segunda parcela do  IPTU 2024. Isso porque o pagamento da primeira cota foi postergado para o dia 16 de setembro. Alguns contribuintes já se anteciparam e pagaram a primeira ainda no mês de janeiro, mesmo assim eles deverão quitar a segunda parcela na quinta-feira, depois do Carnaval, para não pagar multa.

LEIA TAMBÉM: Vale Verde negocia compra de área para criação do Santuário Nossa Senhora Aparecida

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), até o momento 53.363 contribuintes já pagaram  o seu IPTU – 30.709 em cota única e 22.654 através de parcelamentos -, o que corresponde a 53,35% da arrecadação esperada pelo Município. A expectativa nos próximos dias é de mais um incremento na receita. “Até semana que vem estimamos que entrem nos cofres públicos mais 10 a 12 %. O IPTU é um custo fixo, então as pessoas já fazem essa previsão quando elaboram os seus orçamentos domésticos”, disse o secretário da pasta, Valdir Bruxel. 

Neste ano, 75 mil carnês impressos foram distribuídos pelos Correios e incluem além do IPTU, também a taxa de lixo. Bruxel orienta os contribuintes para que observem cuidadosamente a primeira folha. Bem no alto consta a informação de estar em dia com o município ou uma notificação de dívida ativa. Nesse último caso, é necessário comparecer à Sefaz para avaliar formas de regularizar a pendência. “É bom lembrar que até 31 de dezembro as pessoas em débito estão somente em débito, mas se virar o ano, a partir de 2 de janeiro elas entram em dívida ativa”, alertou. 

A partir de agora, também é importante lembrar que não há mais o desconto de 4% aplicado pela antecipação do pagamento na cota única. Porém os descontos relativos aos programas Bom Pagador, de 3%, e Santa Cruz Solar, que varia entre 4% e 6%, se mantêm nas parcelas e já estão aplicados no carnê de cada contribuinte.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com relação à guia da primeira parcela do IPTU, cujo vencimento foi  adiado para 16 de setembro, deverá ser emitida com a nova data no site da Prefeitura (www.santacruz.rs. gov.br), no app Cidadão Online ou ainda direto na Sefaz (Rua Coronel Oscar Jost, nº 1.551). A partir da próxima quarta-feira, dia 14, o órgão  volta a prestar atendimento ao público em horário normal, das 9h às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

Até o final do processo, a previsão é de que R$ 58,2 milhões, oriundos do pagamento de IPTU e taxa de lixo, abasteçam os cofres públicos municipais.

Como pagar o IPTU?

O pagamento pode ser feito via Pix, pelo aplicativo de qualquer instituição financeira, por meio de leitura do QR Code que consta do carnê e/ou boleto. Pode ser realizado, também, por intermédio de app, pela leitura do código de barras do carnê e/ou boleto, bem como  junto a casas lotéricas e canais de atendimento de instituições bancárias conveniadas com o ente municipal, que são tão somente a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banrisul.


Foto: Jaime Fredrich/Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz
Segunda parcela do IPTU de Santa Cruz vence na próxima quinta-feira