Feed de Negócios
compartilhe >>

Plantar Juntos: horta compartilhada com alimentos seguros e nutritivos para as famílias santa-cruzenses


Publicado 08/02/2024 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

O projeto Plantar Juntos é uma horta compartilhada urbana que tem o objetivo de proporcionar alimentos seguros e nutritivos para as famílias santa-cruzenses. Inaugurado oficialmente em 3 de fevereiro, o espaço fica localizado na Rua Professor Cristiano Schmidt, no Bairro Verena, em Santa Cruz do Sul. 

Segundo o idealizador do negócio, Jainer Valdez Regert, a ideia vem sendo pensada desde 2018. Após diversas pesquisas de mercado, em 2023 ele decidiu colocar em prática este sonho. Após lançar as pré-reservas em julho do ano passado, a equipe iniciou as obras de execução da horta.

Além de alimentos naturais, o projeto Plantar Juntos tem o objetivo de proporcionar um ambiente de conexão com a natureza e relaxamento, para desacelerar o dia a dia dentro da cidade.

Regert explica que as famílias adquirem um espaço na horta e podem acessar quando quiserem. “As famílias possuem acesso por meio de controle biometrico sete dias por semana, para tomar um chimarrão, ter um momento de construção de memórias afetivas e plantarem o que quiserem no seu espaço”. 

Segundo Regert, a proposta da horta compartilhada urbana é popularizar e democratizar que qualquer pessoa, tendo conhecimento ou não, consiga participar da produção de alimentos livres de agrotóxicos e com contato com a natureza. Assim, a inciativa não é apenas para quem já tem prática com hortas. A equipe oferece todo o suporte necessário para quem tem o desejo de plantar seu próprio alimento.

“Nós temos mudas e ferramentas à disposição. A irrigação é automática. A gente dá todo suporte. Acolhemos famílias aqui que nunca tinham plantado, e hoje elas estão podendo participar da produção do seu próprio alimento. É uma cogestão. Elas fazem o cuidado quando querem. Se elas quiserem vir aqui só colher e deixar conosco, a gente vai manter o canteiro produtivo”, afirmou.

Jainer revelou também a existência do espaço “Bem Nutrir”, onde os alimentos produzidos são destinados para entidades sociais. Para quem tem interesse em adquirir um espaço, o aluguel é por metragem. De acordo com Jainer, ainda há cerca de 30% dos espaços disponíveis para locação neste momento. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse a conta @plantar.juntos, no Instagram, ou entre em contato pelo número (51) 9 8431-0310.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Plantar Juntos: horta compartilhada com alimentos seguros e nutritivos para as famílias santa-cruzenses