compartilhe >>

Morfina da alma: como o choro nos transforma


Publicado 06/02/2024 08:41
Atualizado 06/02/2024 09:04

Mensagem do Dia

Disponível também em:


As lágrimas são um dom de Deus. O que isso quer dizer? Significa que, Aquele que nos criou, nos deu essa ferramenta para acalmar a dor. Quando choramos, é como se o corpo entendesse que a gente precisa de um alívio e, então, começa a trabalhar pra nos fazer sentir melhor. É quase mágico, como se as lágrimas tivessem um poder de cura, parecido com o de um analgésico bem forte.
Chorar é como conversar com o próprio coração. A gente chora de alegria, de tristeza, de alívio... e, depois, parece que o mundo fica um pouquinho mais leve. É como se as lágrimas lavassem a alma. E tem mais: quando a gente chora, as pessoas podem ver e sentir o que a gente tá passando. Elas podem não entender todas as palavras, mas entendem o choro. 
Quando choramos, especialmente durante momentos de tristeza ou estresse, nosso corpo libera uma série de substâncias com propriedades analgésicas similares às da morfina. Essas substâncias atuam no cérebro para aliviar a dor, reduzir o estresse e promover uma sensação de calma e bem-estar. É como se, em meio à tempestade emocional, as lágrimas funcionassem como um bálsamo, acalmando a mente e o corpo, e nos ajudando a enfrentar e processar nossas emoções mais profundas.
Em situações de extrema felicidade ou tristeza, o choro serve como um meio de liberar a tensão emocional acumulada, ajudando a restaurar o equilíbrio emocional. Esse processo não é apenas psicológico, mas também físico, pois chorar ajuda a eliminar do corpo substâncias químicas acumuladas devido ao estresse.
Então, da próxima vez que você sentir vontade de chorar, deixa as lágrimas virem. Elas são suas aliadas, te ajudando a curar o coração e a alma, mostrando que, não importa o que aconteça, a gente é capaz de superar, de seguir em frente. 
A Palavra de Deus promete que, no Céu, não haverá mais choro e nem lágrimas pois lá não haverá nenhum tipo de dor. Mas, enquanto estamos vivos aqui nesse mundo, onde tudo pode acontecer, as lágrimas são um presente do Senhor para trazer alívio e paz aos nossos corações.


Morfina da alma: como o choro nos transforma