compartilhe >>

Conectados, mas a que custo?


Publicado 01/02/2024 08:41

Mensagem do Dia

Disponível também em:


As redes sociais se tornaram uma grande parte da nossa vida, mas você já se deu conta o quanto elas estão consumindo do nosso tempo, atrapalhando nossa criatividade e produtividade, além de nos distrair demais?

Pois é, as redes sociais são feitas justamente para nos manter grudados nelas o máximo possível, usando algoritmos que nos fazem ficar rolando a tela sem parar. Isso faz com que a gente perca muito tempo sem nem perceber.

Quando a gente passa muito tempo nas redes sociais, nossa criatividade também sofre. A criatividade vem quando a gente tem tempo para pensar, observar e conectar ideias diferentes. Ideias novas surgem do tempo livre, em que a mente tem liberdade para fazer novas conexões. Mas, com as redes sociais mostrando sempre as mesmas coisas, fica difícil ter ideias originais.

Nossa produtividade também cai quando usamos as redes sociais demais. Elas são uma distração constante, onde a gente fica tentada a checar notificações em vez de se concentrar no que precisa ser feito. Além disso, condicionam o nosso cérebro a querer tudo na hora, com urgência e rapidez, o que prejudica nossa capacidade de fazer tarefas que exigem mais tempo e atenção.

Em ambientes de trabalho, a tentação de verificar atualizações ou responder a notificações pode se tornar uma distração incessante, quebrando o fluxo de trabalho e reduzindo a eficiência. Em um nível mais profundo, a necessidade de uma gratificação imediata, de um prazer instantâneo, alimentada pelas redes sociais, pode corroer nossa capacidade de se engajar em tarefas que exigem foco prolongado e esforço sustentado.

Então, se a gente refletir bem, vai se dar conta que o nosso problema é sério. As redes sociais podem ser excelentes ferramentas, mas também podem atrapalhar muito nossa vida. É importante achar um equilíbrio, para que a gente não perca toda uma vida fixada na tela de um celular, com o dedo rolando pra cima e pra baixo.

E aí, você concorda?


Conectados, mas a que custo?