compartilhe >>

Projeto Cultivando Empoderamento é dedicado a enaltecer e ampliar vozes femininas do campo


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 01/12/2023 17:31
Atualizado 02/12/2023 15:33

Geral   CONCURSO MULTIPLATAFORMA GRUPO ARAUTO E UNISC

Este material faz parte do Concurso Multiplataforma Grupo Arauto e Unisc e foi produzido por estudantes de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Por Amanda Mallmann Müller, Camilly Letícia Reuter e Gabriela de Oliveira

O Projeto Cultivando Empoderamento é um trabalho universitário dedicado a enaltecer e ampliar vozes femininas do campo. O trabalho acadêmico foi desenvolvido para 1° Concurso de Comunicação Multiplataforma do Grupo Arauto, dentro das disciplina de Audiovisual Multiplataforma, do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O Projeto tem por objetivo enaltecer e ampliar vozes femininas do campo; entrevistar agricultoras e chefes de família do Vale do Rio Pardo; contar histórias de mulheres que possuem algum projeto voltado a esse meio; evidenciar pautas feministas; e abordar tais assuntos de forma humanizada e interativa, através do instagram e do YouTube.

A ideia do projeto surgiu durante a Semana Acadêmica de Comunicação, em uma palestra com Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal e criadora do programa Nós por Elas - A voz feminina do campo. A partir disso, foram produzidos os quatro episódios do web documentário. Além disso, uma conta no Instagram, com a publicação de imagens, reels e stories também foi criada. 

Episódio 1 - Nós por elas

A iniciativa do Instituto Crescer Legal, que capacita jovens na área da comunicação e estimula a reflexão sobre o papel da mulher do campo.

Episódio 2 - Marcha das Margaridas

A assistente social Salete dos Passos Faber, apresenta a Marcha das Margaridas. Uma manifestação de mulheres trabalhadoras rurais de todo o Brasil, em prol de direitos sociais e em combate a violência contra as mulheres do campo e da floresta.

Episódio 3 - Ave Cantadeira

A compositora e cantora popular, Bruna Richter Eichler, mais conhecida como Ave Cantadeira retrata em suas canções a agroecologia, o meio rural, a agricultura familiar, a importância da participação feminina no campo e as vivências dentro de sua própria realidade.

Episódio 4 - Lavandas

Laura, Márcia e Cristiane, três irmãs que iniciaram um empreendimento familiar no interior de Santa Cruz do Sul. O Recanto Aromas do Monte é um espaço pensado para promover o contato com a natureza.

Clique aqui e confira o Intagram criado pelo grupo de trabalho para fomentar a divulgação do projeto.


Foto: Grupo Arauto
Série de vídeos, publicados no YouTube, traz entrevistas com agricultoras e chefes de família do Vale do Rio Pardo
Série de vídeos, publicados no YouTube, traz entrevistas com agricultoras e chefes de família do Vale do Rio Pardo