Objetivo é capacitar professores e alunos para as competências do século 21
O governador Eduardo Leite publicou, na manhã dessa quinta-feira (26), o decreto nº 57.275, que institui o programa Educar para Inovar, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O objetivo é capacitar professores e estimular os estudantes no desenvolvimento de competências e habilidades que fomentem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo com foco no mundo do trabalho, alinhadas ao exercício da cidadania.
Leia também: Conselho Municipal de Saúde discute redução das filas de espera com a prefeita Helena Hermany
Como parceiras, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) participará das definições de caráter pedagógico, e a Secretaria da Educação (Seduc) atuará como agente de orientação e validação da implementação das propostas pedagógicas e formativas, de acordo com as necessidades da Rede Estadual de Educação.
Para a titular da Sict, Simone Stülp, o momento consolida uma conquista que é desenhada há muitos anos pela pasta, em consonância com a prioridade de unir educação e inovação. “Não é possível falar de inovação sem falar de educação – e vice-versa. Os temas estão conectados, e o Educar para Inovar é importante para executarmos essa estratégia, que se alinha à do governo do Estado e, especificamente, ao Planejamento Estratégico da Sict”, explica.
O Educar para Inovar já era executado pela secretaria, em forma de projeto, desde 2019. Em abril deste ano, tornou-se o primeiro programa estadual a conquistar o selo da Unesco.
Notícias relacionadas

Lideranças do SINEPE/RS participam de reunião da FENEP e acompanham debates estratégicos sobre o futuro da educação
Encontro reuniu representantes de sindicatos de ensino de todo o país para discutir temas estratégicos e acompanhar o cenário legislativo e regulatório

Ex-zagueiro do Inter sofre acidente em casa e tem 18% do corpo queimado
Ele foi internado em um hospital particular de Brasília, na última sexta-feira

Em quatro dias, mais de 1 milhão de pessoas pedem devolução de descontos indevidos pelo Meu INSS
Números foram fechados às 17h desse sábado; aplicativo teve mais de 41 milhões de acessos

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série iniciada em 2000
As vendas no comércio varejista superaram o recorde anterior, alcançado em fevereiro de 2025. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio