compartilhe >>

Roca Sales: uma cidade em reconstrução


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/10/2023 16:40

Geral   APÓS A ENCHENTE

Passado pouco mais de um mês da enchente que devastou o Vale do Taquari, o cenário, aos poucos, vai mudando. A ajuda de voluntários nos primeiros dias possibilitou a limpeza e a destinação de itens essenciais para as famílias se manterem. Mas ao transitar pelo centro de Roca Sales, como fez o Grupo Arauto na manhã desta terça-feira (10), facilmente se nota a necessidade do momento: a reconstrução. O que acontece de forma mais lenta. Existem muitos escombros, especialmente junto à Avenida General Daltro Filho, que teve o asfalto carregado pela água em parte de sua extensão.

A secretária de Educação de Roca Sales, Liane Capalonga, agradece a todas as doações que o município vem recebendo. Em dois ginásios, atrás da Secretaria da Educação e do CRAS, acontece a distribuição de donativos nos dias úteis. São ginásios repletos de roupas, calçados e colchões, além de itens de higiene e limpeza. "Todos nós fomos atingidos. Podemos não ter sido todos atingidos pelas águas, mas fomos atingidos psicologicamente, estamos muito abalados, foi um desastre, tudo estamos precisando", reforça.

Aos poucos, a cidade retoma suas atividades. "As coisas acontecem devagar, mas estão andando. O comércio está voltando, as aulas retornaram", comenta. Mas ainda há um longo trabalho do setor de engenharia para ajudar as famílias, algumas ainda estão alojadas. "Nós vamos reconstruir, é um dia depois do outro", ressalta Liane.

Relembre: Imagens aéreas de antes e depois da enchente em Muçum chamam atenção


Letícia Dhiel/ Grupo Arauto
Imagem feita em 7 de setembro de 2023
Imagem feita em 7 de setembro de 2023

Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Cenário em 10 de outubro de 2023
Cenário em 10 de outubro de 2023

Roca Sales: uma cidade em reconstrução


Roca Sales: uma cidade em reconstrução