compartilhe >>

Encontro alinha programação do Bicentenário da Imigração Alemã para 2024


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 06/09/2023 15:34
Atualizado 06/09/2023 15:57

Cultura e Entretenimento   SANTA CRUZ

Com o objetivo de alinhar a programação para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul,  a ser comemorado durante todo o ano de 2024, conforme decreto do governo do Estado, e aos 175 anos da Imigração em Santa Cruz do Sul, ocorreu um encontro, nesta quarta-feira (6), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estavam presentes representantes de várias entidades ligadas à preservação da cultura germânica, professores, historiadores locais e regionais,  integrantes das secretarias e coordenadorias de educação, religiosos e pessoas ligadas ao turismo e cultura. A Comissão local, formada pelo presidente, Paulo Trinks, o vice-presidente, representando a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo, Djalmar Marquardt, e o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Nasário Bohnen também prestigiaram a reunião. 

O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Rafael Gessinger. 

Além de apresentar o canal oficial das comemorações, Gessinger elencou sugestões para que as lideranças possam mobilizar suas comunidades no sentido de fomentar ações ligadas à cultura germânica. “Queremos promover uma grande sensibilização, para que nos mais diversos locais, sejam eles públicos ou privados, tenha algo que remeta à história da imigração”, frisou. 

Gessinger explicou ainda sobre a logomarca do Bicentenário e apresentou o formulário para que as entidades, comissões e municípios possam inserir eventos alusivos ao ano das comemorações. O ponto alto das festividades, segundo ele, ocorrerá no dia 26 de julho de 2024, quando haverá o Concerto de Gala da OSPA. em Porto Alegre. 

Leia também: Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro é cancelado em Santa Cruz

O secretário de Cultura, Marcelo Corá, avaliou o encontro como muito construtivo. “O diálogo e a construção coletiva das comemorações é o primeiro passo para o sucesso do Bicentenário. O município está à disposição para engajar e sensibilizar a comunidade para que a cultura germânica esteja realmente em evidência durante todo o ano de 2024”, afirmou. 

O presidente da Comissão local, Paulo Trinks, assegurou que Santa Cruz está se organizando para realizar um resgate histórico para celebrar a imigração. “Já estamos com 25 pessoas envolvidas nas subcomissões.  Queremos fazer um resgate, inclusive buscando representantes de municípios vizinhos, que se desmembraram de Santa Cruz, para realizar uma pesquisa nas mais diferentes áreas como gastronomia, arquitetura, folclore, inclusive buscando depoimentos das pessoas mais antigas, e a partir disso criarmos um cronograma de ações festivas”, declarou. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, também participou do encontro. 

Mais informações sobre as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no RS podem ser acessadas pelo endereço www.bicentenarioalemao.rs.gov.br. No mesmo site também pode ser preenchido o Formulário de Adesão, em que municípios e entidades podem realizar a inscrição de eventos para o ano de 2024, alusivos às comemorações.


Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
Encontro alinha programação do Bicentenário da Imigração Alemã para 2024