compartilhe >>

Biblioteca Caá Yari registra mais de 300 novos associados em 2022


Publicado 30/12/2022 07:27
Atualizado 30/12/2022 07:38

Cultura e Entretenimento   VENÂNCIO AIRES

Em 2022, a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, de Venâncio Aires, teve 301 novos associados - conforme estimativa divulgada na segunda-feira (26). Os novos associados podem, além de retirar obras do acervo, utilizar o espaço para estudar e utilizar a Internet, através de dois computadores que são disponibilizados no local.

Bibliotecária, Rosária Costa, avalia de forma positiva as ações, projetos e aquisições feitas ao longo do ano. "Foi um ano bom. Destaco a celebração dos 50 anos da Biblioteca como um fato marcante. Ver o reconhecimento e o carinho dos venâncio-airenses com a biblioteca foi muito bom, foi especial", destaca. 

Somando livros, gibis e revistas, a Biblioteca Caá Yari realizou 11.100 empréstimos. Um número considerável, tendo em vista que o local ficou um período fechado em função da pandemia de coronavírus.

O acervo, de acordo com Rosária, também foi ampliado. Neste ano, 75 livros foram comprados e 564 recebidos através de doação. "Este número é só dos livros que inserimos no acervo. A doação foi de cerca de 700, mas aqueles que já temos, mas estão em boas condições, realizamos o "Natal Literário", que é quando colocamos uma cadeira enfeitada em frente a biblioteca e a população pode pegar os livros que estão ali dentro", explica.

Rosária agradece as doações de toda a comunidade venâncio-airense, especialmente dos escritores locais. 

Ações

Ao longo de 2022, a Biblioteca Caá Yari sediou diversos eventos e projetos. Neste ano, conforme lembra a bibliotecária, foi celebrado os 50 anos do local, também foram realizados saraus, como o LGBTQIA+ e de Halloween. "Também recebemos muitas visitas de professores com seus alunos. Foram 528 alunos das redes municipal, estadual e particular", salienta. 

Rosária também destaca a criação do grupo de Leitura "Guarda-chuva de flor", onde mais de 15 pessoas, que cuidam diretamente ou não de familiares idosos portadores da doença de Alzheimer ou outra demência, participam. 

Para 2023, Rosária diz que pretende continuar com as atividades culturais já realizadas. Bem como, colocar as etiquetas com códigos de barras em todos os livros do acervo, para, dessa forma, começar os empréstimos informatizados. 


Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
Acervo também teve incremento de 639 obras
Acervo também teve incremento de 639 obras