compartilhe >>

Festival da Galinha Recheada resgata tradições dos antepassados


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 19/08/2022 07:09
Atualizado 19/08/2022 07:13

Região   SANTA CRUZ DO SUL

Engana-se quem pensa que o prato da galinha recheada é algo novo. A colonização da região do Vale do Rio Pardo por imigrantes alemães trouxe na bagagem a tradição do preparo da carne de galinhas no dia-a-dia das famílias. Uma série de fatores implicou nesta questão, em especial, a facilidade de criação de animais de pequeno porte, contexto em que se enquadram as galinhas.

Neste sentido, o Festival Nacional da Galinha Recheada chega à sua sexta edição em 2022 para resgatar uma tradição que vem dos tempos das primeiras festas em comunidade, as quermesses, nas quais as galinhas recheadas eram um dos pratos principais, ao lado do churrasco.

“A galinha recheada sempre foi um prato muito apreciado da culinária alemã. Nas quermesses era uma das mais apreciadas pelas famílias. E buscando o resgate dessa iguaria, que o FC Rio Pardinho projetou o Festival Nacional da Galinha Recheada”, aponta o presidente do FC Rio Pardinho, Edson Koeppe.

E este ano, a sexta edição do festival no dia 4 de setembro será a da retomada da atividade de forma presencial. Depois de dois anos em forma de drive thru (pegue-leve), o FC Rio Pardinho volta a promover o seu modelo tradicional.

Se nos anos anteriores à pandemia, o Festival Nacional da Galinha recheada era realizada na sede da Comunidade Evangélica de Rio Pardinho, em 2022, será realizado na sede do FC Rio Pardinho, que ganhou novo pavilhão, cuja estrutura vai ficar pronta até setembro.

O almoço presencial será servido a partir das 11h na sede do clube. Já a entrega em formato drive thru ocorre das 9h30 ao meio dia (veja os locais abaixo). Os cupons para a Galinha Recheada serão vendidos antecipadamente nos pontos de vendas abaixo, pelo valor de R$ 65. Este ano terá a novidade da comercialização de Galinha Recheada crua, para degustação noutro dia para quem não puder participar no dia do festival, além da Galinha Recheada assada, tanto para drive thru, como para o consumo no local do festival. Também serão comercializados antecipadamente o cupom para o almoço (buffet) no local da festa.  Parte da receita será revertida para a Copame, ao projeto social das escolinhas de futebol do clube e para as obras de melhorias.

Além do almoço em si, a direção do FC Rio Pardinho está promovendo uma série de inovações, em especial o show de bandas, com a participação de seis bandas entre 10h e 24h no novo pavilhão coberto do clube . Além disso, haverá a possibilidade de passeios de balão com a presença da Jung Balonismo – atração que depende de boas condições climáticas.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: em Santa Cruz do Sul, na Padaria Panisul, Belfaactus Seguros, MD Pneus, Ulfer Purificadores, Bela Casa Materiais de Construção, Nilson Cabeleireiro, Posto Carlão, Mercado Schuck, Show dos Esportes, Intelsed Energia, Restaurante Juruna, Vidraçaria Arroio Grande e Beto Lanches; em Linha Santa Cruz, na Agro Lauschner; em Vera Cruz, na Casa das Tintas e na Star Machine; em Rio Pardinho, no Supermercado Schulz, no Posto Tio Willy, Mercado Silvane Lauschner, Cucas Gressler, Mercado Ester e Mercado Roesch; em Sinimbu, no Supermercado Schulz e no Supermercado Rabuske. Locais de retirada (é preciso combinar com antecedência): Padaria Panisul, em Santa Cruz do Sul; na sede do FC Rio Pardinho; na Agro Lauschner, em Linha Santa Cruz e na Casa das Tintas, em Vera Cruz. Informações pelo telefone (51) 99544-1216.

Show de bandas vem agregar ao evento

O evento promete ser um dos mais concorridos em termos de música, já que ao longo do dia, seis bandas vão ser a atração para agradar a todos os estilos. A programação inicia às 10h, com a Banda Heilige; ao meio-dia o som será de Elton & Juliana; às 14h, a animação será por conta da Banda Nova Geração; às 16h, o Rainha Musical fará a sua apresentação; às 18h, será a vez da Banda Rosas subir no palco e o fechamento do show de bandas será ao som da Banda Magia. Apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Frigoríficos Schender e Panke, Cirúrgica Santa Cruz e Modal Transportes.

 


Foto: Divulgação
Prato era um dos que compunham o cardápio das pessoas que colonizaram a região na época da colonização do município
Prato era um dos que compunham o cardápio das pessoas que colonizaram a região na época da colonização do município