compartilhe >>

Por um Direito mais próximo, acolhedor, verdadeiro e justo


Publicado 11/08/2022 08:00

Conteúdo Patrocinado   JONÉIA FERREIRA DOS PASSOS

Quando a jovem Jonéia Ferreira dos Passos foi cativada, ainda durante o Ensino Médio,  para seguir na área do Direito, o que a motivou a prestar vestibular, estudar e se formar no curso, em 2005,na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), talvez não passasse pela cabeça quantas mudanças a profissão, tão tradicional e formal, iria passar dali para frente. Ao longo dos anos muitas reformas aconteceram e o modo de trabalhar, especialmente com a informatização dos processos, mudou bastante a rotina do advogado. Com a tecnologia ocorreram mudanças no modo de fazer, facilitou o acesso, trouxe a agilização dos prazos e os deslocamentos aos fóruns muitas vezes se tornaram desnecessários. “Mas a essência não muda, essa que foi desperta lá nos bancos da faculdade e nos acompanha sempre, em evolução. O gosto pelo atendimento ao público, a criação e o desenvolvimento de uma tese para cada caso, as vitórias, as derrotas, tudo são pilares que nos fortalecem cada dia mais”, analisa a advogada Jonéia, ao refletir sobre o papel deste tão importante profissional às vésperas de completar o seu dia comemorativo, em 11 de agosto.

Hoje e sempre, aponta Jonéia, o advogado tem papel essencial, pois é ele quem movimenta o judiciário a decidir o certo ou errado, o culpado ou inocente, a fazer a verdadeira e tão sonhada justiça.

Desde que se formou, aponta ela, “a essência mudou, ficou mais latente, mais aguerrida, e mais objetiva. Hoje os casos são analisados com critérios mais adequados de necessidade ou não de ingressar com um processo judicial, principalmente considerando o enorme número de ações que entram todos os dias no judiciário, algumas sem fundamentos, e acabam atrasando os demais”, considera.

Com ênfase em Direito Civil, Trabalhista e Previdenciário, Jonéia, que mantém escritório no Edifício Hyldon, na rua Cláudio Manoel, uma das principais vias do centro de Vera Cruz, procura acolher a todos que chegam com a mesma simplicidade e transparência ao ouvir cada relato. Aliás, se tem uma lição que os anos de profissão lhe deram foi o de ouvir mais para discernir melhor. E desta forma, unindo sua sensibilidade, sua experiência, sua escuta, diálogo e constante qualificação, Jonéia sabe facilmente reconhecer quais são as causas que merecem ser lutadas. “As da verdade e da justiça. Quando uma pessoa nos procura, ouvimos com atenção, se é honesto, se tem fundamento, se vale a pena lutar pelo que o cliente está nos relatando, não é só financeiro, mas sim, o que aquela situação está gerando na pessoa, então, vamos à luta com toda nossa energia!”, frisa a advogada, ressaltando o papel importante diante da sociedade, que conta com esse profissional para dar voz aos seus anseios e direitos, fazendo valer a verdadeira justiça.

Direito Previdenciário

Jonéia Ferreira dos Passos e a colega advogada Débora Vanessa Peil também destacam a área Previdenciária como um dos focos de atuação do escritório. Ao cuidar de questões relacionadas à Previdência Social (INSS) e a relação entre beneficiários, contribuintes e o Poder Público, exige constante aperfeiçoamento dos advogados. Uma das maiores mudanças nesta área ocorreu em novembro de 2019, com a Reforma da Previdência, que trouxe inúmeras alterações dos benefícios, como por exemplo as aposentadorias (por tempo de contribuição, idade urbana e especial), pensão por morte e benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). As advogadas reforçam a importância de buscar um profissional especializado na área, pois não se trata de apenas encaminhar um benefício, mas sim traçar uma estratégia para conseguir o melhor benefício para o cliente.


Foto: Carolina Almeida/Jornal Arauto
Às vésperas do Dia do Advogado, profissional mostra que atuação se transformou com os anos para se tornar mais resolutiva
Às vésperas do Dia do Advogado, profissional mostra que atuação se transformou com os anos para se tornar mais resolutiva