compartilhe >>

Construção de canil pode reforçar segurança pública da região


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/08/2022 08:25
Atualizado 05/08/2022 09:36

Polícia   CÃES FAREJADORES

O diretor da Penitenciaria Estadual de Venâncio Aires (PEVA) e policiais especializados no trabalho com cães táticos nas cadeias gaúchas, estiveram nesta quinta-feira (4), em reunião com o prefeito Jarbas da Rosa, secretários municipais e o presidente do Conselho da Comunidade, Flávio Bienert, na sede da Prefeitura. O objetivo foi buscar parcerias para a implantação do projeto de construção de um "Canil Regional" para atendimento de toda a 8ª Região Penitenciária. O canil abrigaria cães treinados para colaborar com a segurança pública, especialmente na intervenção prisional e farejadores. 

Com área destinada, servidores especializados e cães distribuídos nos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Sul, Encruzilhada e Lajeado, o grupo busca apoio para construção do canil de oito vagas em Venâncio Aires. “Precisamos da terraplenagem, ligações elétricas e material do Município, e o que mais puderem nos ajudar o Conselho da Comunidade para colocar, o mais breve possível, esse projeto em prática”, explica o diretor Daniel Portella. 

Os representantes do município destacaram a importância do projeto e confirmaram apoio na construção. De acordo com especialistas, cada cão possui o efeito psicológico de até oito agentes, sendo extremamente assertivos nas ações táticas. Além disso, com a presença dos cães em Venâncio Aires, poderão ser organizadas operações conjuntas com as demais forças policiais, como Polícia Civil, Brigada Militar, além de palestras demonstrativas nas escolas e eventos especiais.


Foto: Assessoria de Imprensa PMVA
Construção de canil pode reforçar segurança pública da região