compartilhe >>

Centro de Valorização da Vida terá curso virtual para treinamento de voluntários


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/08/2022 10:14
Atualizado 04/08/2022 10:17

Geral   SANTA CRUZ

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul realiza, a partir do dia 18 de agosto, um curso de formação para voluntários com o objetivo de atuar no serviço de escuta e acolhimento, por meio do número 188. A inscrição é gratuita, e as aulas serão via Google Meet, transmitidas sempre às quintas-feiras à noite. Após a formação, participantes poderão fortalecer a equipe que atua no posto municipal do CVV.

Conforme a porta-voz da unidade do CVV no município, Naira Lisane Zanette, a ideia é convocar novos voluntários para a formação, que é condição para o atendimento no serviço. “Queremos buscar pessoas da comunidade que têm tempo livre e interesse de ajudar o próximo. O CVV é um serviço gratuito de extrema importância para a sociedade”, complementa.

O curso online será realizado sempre às quintas-feiras, no horário das 19h30min às 22h30min, via Google Meet. É necessário ter um computador ou telefone celular com câmera e áudio de boa qualidade e uma conexão com a internet superior a 15 megabites. As inscrições podem ser feitas diretamente no CVV Santa Cruz do Sul; na recepção  do Corpo de Bombeiros do Centro, de forma virtual; por meio do site www.cvv.org.br ou pelo e-mail  santacruzdosul@cvv.org.br.

Após o curso online, o voluntário participará da um treinamento atendendo pelo telefone 188, para então ingressar na atividade do posto do CVV em Santa Cruz do Sul. “Trata-se de um serviço nobre, de valorização da vida, que, em nosso município, já existe há quase 17 anos. Temos uma missão muito importante, que é acolher quem  sente necessidade de conversar e um amparo emocional”, diz Naira.

Sobre o CVV

O Centro de Valorização da Vida foi fundado em São Paulo, em 1962, constituído por meio de uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo e participou da força-tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio. A linha 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, sendo concluída em 30/06/2018, com a integração de todos os estados.

Em Santa Cruz do Sul, o posto é mantido pela Associação Amigos da Vida, que em 3 de setembro completa 17 anos de atividade.

Quem quiser cooperar com o CVV Santa Cruz, pode depositar nas contas da entidade - Sicredi, agência 0156, conta-corrente 38.249-0; Caixa Econômica Federal: agência: 0500, conta 2684-0, operação 013. Os depósitos efetuados serão destinados à Associação Amigos da Vida, CNPJ: 07.708.503/0001-65.


Foto: Divulgação
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e três horas semanais disponíveis para a formação
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e três horas semanais disponíveis para a formação