compartilhe >>

Município investe R$ 90 mil na aquisição de caixas para captura de colmeias


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 02/08/2022 20:37
Atualizado 02/08/2022 20:38

Geral   SANTA CRUZ

Em uma parceria entre as secretarias de Agricultura, de Saúde, e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, o município realizou mais um investimento importante na área da apicultura. Nesta terça-feira (2), cerca de 250 caixas para captura de enxames no perímetro urbano foram entregues para a Associação Santa-Cruzense de Apicultores (Asa). No momento, seis apicultores estão habilitados para fazer a coleta da colmeia. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Francine Braga, outros 200 unidades ainda serão providenciadas, contabilizando um total de 450, em um investimento de mais de R$ 90 mil. “É um convênio que o município tem com a associação, de forma que, em vez de as abelhas serem exterminadas, os apicultores podem atuar no manejo para a produção de mel”, afirmou. 

O presidente da Asa, o apicultor José Carlos Haas, comenta que, no período de janeiro de 2021 a junho de 2022, 238 colmeias foram capturadas no perímetro urbano. “Muito importante este aporte do município, senão ninguém faria este recolhimento de enxames”, declarou. 

O secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, destaca o a incentivo aos apicultores. “A preservação das abelhas tem papel fundamental para a agricultura, pois são responsáveis pela polinização, sem falar na segurança das pessoas".

Como funciona

Em casos em que enxames aparecem no perímetro urbano, deve-se contatar a Guarda Municipal, pelo número 153, para que a Associação seja contatada para a captura da colmeia.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Cerca de 250 caixas para captura de enxames no perímetro urbano foram entregues para a Associação Santa-Cruzense de Apicultores
Cerca de 250 caixas para captura de enxames no perímetro urbano foram entregues para a Associação Santa-Cruzense de Apicultores