Simulação de ataque na modalidade do “Novo Cangaço" será feita em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Publicado 02/08/2022 14:58
Atualizado 03/08/2022 07:29

Polícia   BRIGADA MILITAR

A Brigada Militar organiza uma edição do exercício do Plano de Defesa da Cidade em Santa Cruz do Sul. O treinamento é uma espécie de simulação com assaltos a estabelecimentos bancários na modalidade do “Novo Cangaço” e envolve diversas forças da segurança pública. A ação está programada para 5 de setembro.

O alvo, segundo o chefe do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, será o Banco do Brasil. A estrutura abriga o Centro Regional de Distribuição de Dinheiro (Ceret) e é considerada atrativa para os criminosos já que, em determinados períodos, abriga grandes quantias.

A simulação deve colocar em prática o plano tático de reação a ataques. Com o trabalho, os agentes podem ter mais clareza do papel de cada um em uma eventual resposta a possíveis ataques em Santa Cruz e nos municípios vizinhos. Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

O comandante do CRPO/VRP, coronel Giovani Paim Moresco, disse que, por se tratar de um exercício, a comunidade pode ficar tranquila. “Ele está sendo noticiado para que a população tenha pleno conhecimento que se trata de um exercício”, esclareceu.  

Novo cangaço

A expressão surgiu no Nordeste, na década de 90, através da mídia e serve para designar as quadrilhas com ações agressivas que cercavam pequenas cidades para praticar crimes cinematográficos. Ataques como se tornaram mais frequentes nos últimos anos, principalmente em cidades pequenas e médias, com envolvimento de facções.


Foto: Brigada Militar/Divulgação
Ação já foi feita em Caxias do Sul
Ação já foi feita em Caxias do Sul