Semana farroupilha será no Candeeiro


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/08/2022 09:00

Geral   VERA CRUZ

Setembro está logo ali. Pelo menos para quem organiza tradicionais festividades, como a Semana Farroupilha, não é cedo para prever a programação neste ano de retomada e repleto de expectativa. Em reunião do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas com a Secretaria Municipal de Cultura, na semana passada, foi definido o período de 13 a 20 de setembro para os festejos, com concentração das atividades na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade. Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristiano da Roza, a cada dia as entidades locais, CTGs, PTGs e escolas poderão organizar suas programações, que são inteiramente abertas ao público e não restritas às entidades tradicionalistas. O município organizará atrações artísticas e culturais, igualmente sem custos para a população. “Estaremos com as porteiras abertas”, frisou Taxinha. Só é pago ingresso pelas refeições promovidas no local, por cada entidade, diariamente.

No Candeeiro, a intenção neste ano é oferecer brinquedos à criançada e atrativos dos mais diversos para a família toda. O Secretário cogita, inclusive, fazer uma espécie de acampamento farroupilha no CTG, aberto a quem quiser desfrutar. Como destaque, o feriado de 20 de setembro, quando novamente haverá desfile farroupilha na rua Cláudio Manoel, às 14 horas, e encerramento das festividades na Praça José Bonifácio, com um show ainda a ser confirmado. No mesmo dia, a ideia é fazer um almoço coletivo no Candeeiro, com fogo de chão. Basta levar seu pedaço de carne para ser assado de forma conjunta no local.
Neste ano, Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras, é o tema que guiará os festejos, valorizando a diversidade presente na composição do povo gaúcho. Tema que deverá ser explorado na programação vera-cruzense e nas escolas também. “São muitos colonizadores que formam o povo gaúcho e podemos trazer essas formações para o tradicionalismo, para engrandecer nossa programação”, atesta o Secretário de Cultura.


Arquivo Arauto
Na rua Cláudio Manoel está marcado o desfile, no dia 20 de setembro
Na rua Cláudio Manoel está marcado o desfile, no dia 20 de setembro