Pesquisadoras da Unisc recebem prêmio em conferência nos Estados Unidos


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 01/08/2022 13:46
Atualizado 01/08/2022 13:46

Geral   EDUCAÇÃO

Nos dias 13 a 16 de julho de 2022, as docentes do Doutorado em Letras da Unisc, Rosângela Gabriel e Sabrine Amaral Martins Townsend, juntamente com a aluna Kadine Saraiva de Carvalho e a recém egressa, Aline Elisabete Pereira, participaram do 29ª Encontro Anual da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura - SSSR (Society for Scientific Study of Reading) em Newport Beach, na Califórnia, Estados Unidos. 

As pesquisadoras da Unisc foram contempladas com o prêmio “Travel Award” – ajuda de custo destinada a pesquisadores de países em desenvolvimento. Em 2020 e em 2021, as alunas do doutorado Aline e Kadine foram contempladas com o Award para estudantes, mas em razão do cancelamento do evento em virtude da pandemia, não o haviam utilizado. Neste ano, Sabrine foi contemplada na categoria doutores, completando, assim, um ciclo de 3 anos consecutivos de prêmios para o Programa de Pós Graduação em Letras da Unisc. Uma cerimônia de entrega dos certificados foi realizada durante o evento [foto].

As representantes da Unisc apresentaram no evento os trabalhos: Serial-order memory in adults with different levels of reading: the influence of schooling and literacy, de Kadine Saraiva de Carvalho, Rosângela Gabriel, José Morais, Régine Kolinsky, Diéssica Rocha de Carvalho e Marilane Gregory; Emergent literacy beliefs and practices of Brazilian early childhood teachers, de Aline Elisabete Pereira e Rosângela Gabriel; e High complexity of health informative texts challenges text comprehension of Brazilian low educated elderly population, de Sabrine Amaral Martins Townsend e Rosângela Gabriel.

Após a conferência, as pesquisadoras foram para a cidade de Columbus, em Ohio, para uma missão de pesquisa na The Ohio State University e no Crane Center for Early Childhood Research and Policy, para conhecer a estrutura do centro de pesquisa sobre a primeira infância, realizar um tour pela Universidade e também participarem de outras atividades, como, reuniões sobre administração de projetos, sobre estudos interdisciplinares e um minicurso sobre estatística. Além disso, as brasileiras também tiveram a oportunidade de interagir com os professores e alunos do Crane Center, podendo acompanhar uma sessão de leitura compartilhada que faz parte do projeto Read4Success (RIA-R4S), já implantado em outros países da América Latina.

A equipe de pesquisadoras contou com o apoio do Edital Fapergs - Internacionalização da Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul para a realização do projeto e convida toda comunidade a participar, no dia 26 de agosto, às 17h, do encontro ‘Conversas sobre Leituras’, (evento híbrido e aberto ao público), onde farão o relato das experiências e das aprendizagens nos EUA. Para participar, basta entrar em contato com e-mail ppgl@unisc.br. 


Foto: Divulgação
Da esquerda para a direita: Sabrine Townsend, Kadine de Carvalho, Rosângela Gabriel e  Aline Pereira.
Da esquerda para a direita: Sabrine Townsend, Kadine de Carvalho, Rosângela Gabriel e Aline Pereira.