Atualização do Plano Estratégico Regional avança para a próxima etapa


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 30/07/2022 07:07
Atualizado 30/07/2022 07:07

Região   SANTA CRUZ

Foi formalizada a entrega, nesta sexta-feira (29), o relatório referente ao Produto II da atualização do Plano Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo. A entrega ocorreu na sala administrativa do Corede/VRP, feita pelo professor Dr. Markus Erwin Brose (PPGDR/UNISC), que está a frente da coordenação deste trabalho na região do Corede Vale do Rio Pardo, à Diretoria Executiva. Este produto é uma primeira etapa do trabalho, que iniciou em março deste ano, contendo a situação atual e os resultados alcançados pelos projetos definidos no PED 2015/2030.

Na foto, da esquerda para a direita, o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a secretária executiva Diana Filipina Anton, a vice-presidente profa. Carmen Lúcia de Lima Helfer e o professor Brose. A próxima etapa, deverá ser executada de agosto a outubro, quando será utilizado como insumo os dados coletados e sistematizados na etapa anterior, aqui as ações vão focar na revisão e atualização da Matriz FOFA, tendo por base a evolução dos indicadores regionais utilizados no PED2015-2030,quando do diagnóstico inicial. Os encontros deverão ser presenciais e participativos, devendo reunir lideranças representativas do Executivo e Legislativo, entidades classistas, clubes de serviço, associações (rurais e urbanas),conselhos e comitês municipais e regionais,entre outros.

A partir desse processo de diálogo com a comunidade regional, serão consolidados os dados do produto daentrega dessa etapa. Por um lado, a atualização do Diagnóstico Situacional, assim como a atualização da Matriz FOFA, integrantes do Diagnóstico e Relatório de Avaliação. Por outro lado, serão coletados subsídios para a etapa seguinte, com indicativos dos referenciais estratégicos e dos respectivos projetos (diferencia do permanência,alteração, exclusão ou inserção) para o PED2022-2030.Para a atualização do Plano Estratégico - período de 2022/2030 - está sendo utilizada uma metodologia orientada pela secretaria estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), sob o termo de colaboração nº 3603/2021, celebrado entre o Fórum dos Coredes e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que possibilita o repasse financeiro, para a concretização desse trabalho. 

 


Foto: Divulgação
Próximos passos devem ocorrer de forma participativa
Próximos passos devem ocorrer de forma participativa