Arauto Saúde: a importância da fisioterapia geriátrica


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/07/2022 07:59

Arauto Saúde   NA TERCEIRA IDADE

Na última terça-feira (26), se comemorou o Dia dos Avós. Embora não seja uma regra, pois existem pessoas com netos que ainda não chegaram na terceira idade, a maioria dos avós atualmente já se encontram com idade avançada, o que significa que as famílias devem adotar ainda mais cuidado e atenção com a saúde desses idosos, a fim de garantir muito mais qualidade de vida e autonomia durante a terceira idade. Para falar um pouco mais sobre a importância da fisioterapia na vida de um idoso, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a fisioterapeuta Flávia Malicheski. 

Segundo a profissional, que atua há 10 anos na Associação de Auxílio aos Necessitados de Santa Cruz do Sul (Asan), o trabalho de fisioterapia geriátrica tem como objetivo melhorar e restaurar a qualidade de vida do idoso, identificando as necessidades e perdas funcionais do seu corpo. “A grande maioria dos nossos residentes são portadores de doenças crônicas (artrite, reumatoide) ou sequelas neurológicas (AVC, Alzheimer). Então, além da questão mental de cognição, os idosos acabam perdendo ao longo da vida massa muscular e amplitude de movimento articular. Assim, com menos movimento no músculo, e consequentemente menos força, isso dificulta a movimentação”, frisa Flávia.

Para tentar solucionar esses problemas, é importante  identificar as perdas funcionais e fazer trabalhos diários de manutenção ou prevenção com o idoso, para fazer com que ele mantenha a força que tem e recupere o que talvez tenha perdido. “É sempre importante fazer uma avaliação geral para identificar qual grupo muscular está mais fraco, e o que aquilo pode acarretar de danos maiores ao idoso. Então, a partir do diagnóstico, a gente consegue traçar o objetivo e tratamento”, salienta a profissional.

Ainda, a fisioterapeuta revela a necessidade de os ambientes estarem preparados para receberem os idosos. “É muito importante os ambientes estarem adequados aos idosos, com a colocação de barras e tapetes antiderrapantes no banheiro. São pequenas adaptações que podem ser realizadas em casa e garantir mais segurança”, conclui.


Foto: Getty Images
Cuidados garantem um envelhecimento saudável
Cuidados garantem um envelhecimento saudável