Servidores da Segurança realizam atividade técnica com a Força Aérea Brasileira


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz
Publicado 29/07/2022 13:50
Atualizado 29/07/2022 13:51

Geral   QUALIFICAÇÃO

Servidores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) de Santa Cruz do Sul participaram, na quarta-feira (27), de um treinamento na Base Aérea de Santa Maria. Integraram a atividade 16 integrantes das equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito. 

Membros do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz também participaram do exercício. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Anderson Matos Teixeira, a iniciativa busca fortalecer os laços entre as instituições e a preparação para a atuação conjunta em situações de emergência, conforme determina o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). A integração entre as forças municipais, estaduais e federais garante uma melhor resposta às atuações emergenciais em desastre.

A atividade abordou análise técnica de aeronaves, doutrina de emprego de helicópteros em desastres e sistema de busca e salvamento. O treinamento foi ministrado pelos 1ºs tenentes Maki e Josué, pertencentes ao 5º/8º – esquadrão Pantera e Equipe SAR (Busca e Salvamento). Essas unidades são responsáveis pelo emprego de helicópteros Black Hawk H-60 na região sul do Brasil e mar jurisdicional em situações de resgate, busca e salvamento. 

Teixeira comenta que o treinamento conjunto auxilia os participantes no entendimento das  formas de atuação em situações de calamidades. A troca de experiências com o pessoal da FAB, que atuou em inúmeras situações de calamidade, e também com os bombeiros, faz com que possamos atuar nos momentos de crise de forma mais coordenada e articulada”, avaliou.
O titular da Sesmob, secretário Valmir José dos Reis, destacou que a realização de atividades de qualificação pelos servidores é uma determinação da prefeita Helena Hermany, para garantir a prestação de serviços de excelência à população santa-cruzense.

Ao final da atividade, a equipe SAR, o esquadrão Pantera e a Base Aérea de Santa Maria foram agraciados com o Diploma de Amigo da Defesa Civil, pela contribuição técnica à formação dos servidores do órgão municipal.

 


Foto: Divulgação
Atividade abordou análise técnica de aeronaves, doutrina de emprego de helicópteros em desastres e sistema de busca e salvamento
Atividade abordou análise técnica de aeronaves, doutrina de emprego de helicópteros em desastres e sistema de busca e salvamento