Hospital Santa Cruz mantém Acreditação ONA Nível 1


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 29/07/2022 10:35

Geral   SAÚDE

O Hospital Santa Cruz recebeu, nos dias 20 e 21 de julho, a visita de manutenção das avaliadoras do Instituto Brasileiro de Excelência para Saúde (IBES) para avaliação dos processos seguidos pelo hospital. Após os dois dias de reuniões com gestores de áreas, setores e unidades, o IBES e a e a Organização Nacional de Acreditação (ONA) confirmaram a Acreditação Hospitalar Nível 1 do HSC.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

No país, cerca de 6,5% dos hospitais são Acreditados. Conforme a enfermeira Gilciane Bolzan Wansing, que coordena o processo de Acreditação no HSC, o resultado da visita de manutenção confirma o compromisso da Instituição de investir permanentemente na qualidade de seus serviços, visando o aperfeiçoamento da assistência e segurança do paciente.

“Para obter o Nível 1, o Hospital Santa Cruz cumpriu aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais”, explica a enfermeira. “O próximo passo é trabalhar para atingir o Nível 2 (Acreditado Pleno), que além dos critérios de segurança deve-se apresentar gestão integrada, com processos de melhoria contínua ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”, acrescenta Gilciane.

Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão. Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional em gestão nos processos assistenciais, de apoio e administrativos, focando em qualidade, em segurança do paciente e na sustentabilidade.

“O título tem validade de dois anos, mas ocorre acompanhamento anual, com visitas de manutenção”, reforça o diretor geral do HSC, Vilmar Thomé. “O processo é contínuo e exige de todos muita dedicação, com foco no aprendizado e na evolução técnica e assistencial. Para tanto, a participação de todos os nossos colaboradores é essencial e deve ser reconhecida pelos resultados apresentados”, conclui.

A ONA

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Fundada em 1999, consolidou-se como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos e certifica também serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

A metodologia utilizada pela ONA é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com a Acreditação, a instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.


Foto: Divulgação
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