compartilhe >>

Censo 2022 começa nesta segunda-feira


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/07/2022 10:00
Atualizado 30/07/2022 10:00

Geral   COLETA DE DADOS

Na próxima segunda-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 em todo o país. Na região, que abrange 14 municípios, o trabalho será realizado por 353 recenseadores e 45 supervisores. Eles vão bater à porta de todos os domicílios para registrar os dados dos moradores e fazer perguntas a partir de um questionário importante para a elaboração de políticas públicas e análise demográfica da população. Na região, estima-se que a cobertura será de cerca de 124 mil domicílios.

Identificação do recenseador

De acordo com o coordenador de área do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, haverá um trabalho intenso dos recenseadores para que haja a cobertura de todos os domicílios da área. “Para que a população participe do questionário e se sinta segura com o acesso dos recenseadores, o IBGE preparou uniforme especial formado por colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também será possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181”, explica. 

Questionário

O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas. “Estimamos que 90% da população irá responder o questionário básico, e os demais, ao de amostra. O primeiro leva cerca de cinco minutos para ser respondido. No segundo, uns 15 minutos”, salienta Braga.

Horários e período de coleta

De acordo com Braga, não existe horário pré-definido de visitas às moradias. “Em geral, ocorre durante o horário comercial. Mas haverá casos em que ele precisará ir um pouco mais tarde porque o morador trabalha e só está na residência à noite. Recomendamos até às 20h. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, quando é possível encontrar mais gente em casa. Pedimos a ajuda da população, para que atenda os recenseadores e colabore para esse levantamento tão importante para o país”, destaca.

Todas as informações são sigilosas. Não será necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, o CPF do morador e o e-mail, sem caráter obrigatório. O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos. Deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia. “Nós queremos finalizar a fase de coleta até outubro, mas sabemos das dificuldades de acesso em alguns locais, portanto, podemos chegar a novembro ainda com essa fase em andamento”, afirma Braga. Os resultados desta edição serão conhecidos em 2023.


Foto: Nícolas Vinícius da Silva / Jornal Arauto
Recenseadores do IBGE poderão ser identificados pelo uniforme e QR Code do crachá
Recenseadores do IBGE poderão ser identificados pelo uniforme e QR Code do crachá