compartilhe >>

Turma de inclusão participa de oficina de massas no Master Chef Social


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 27/07/2022 20:57
Atualizado 27/07/2022 20:58

Geral   ATIVIDADE

A turma de inclusão do Projeto Master Chef Social, parceria da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), fez bonito nessa terça-feira (26). Na terceira aula da oficina de preparo de massas frescas e recheadas, os alunos encaminhados pela rede de proteção, usuários de instituições como Copame, Centro Dia, Abrigo Masculino e Feminino, entre outras, colocaram a mão na massa e elaboraram uma fornada de lasanhas de presunto e queijo.

Esta etapa do projeto de culinária tem como foco a inclusão de pessoas que apresentam alguma deficiência física ou intelectual. É o caso de Felipe Pereira Oliveira, 26 anos, alunos da APAE. Ele contou que no ano passado trabalhou em um restaurante como lavador de pratos e agora participa da oficina para aprender um pouco mais sobre gastronomia. Apesar de um pouco tímido, ele fez questão de falar da nova experiência. “Eu ajudo meu pai e minha mãe em casa, sei fazer macarrão com molho e estou gostando de aprender”, disse ele.

Entusiasmadas estavam as alunas Salete de Camargo, 39 anos, e Áurea Marques, 46, que embora não façam parte do grupo de alunos incluídos, possuem bastante experiência no preparo de alimentos, já participaram de outras oficinas e a convite da organização decidiram integrar a turma para auxiliar a instrutora. “Está sendo uma experiência incrível, ficamos emotivas por poder ajudar os alunos. Existe muito preconceito e a gente precisa mostrar que todo mundo é igual”, disse Áurea. Para Salete, o sentimento era de gratidão. “Esta oportunidade está sendo uma das coisas mais incríveis da minha vida”, resumiu.

Ainda há vagas para interessados em participar das próximas oficinas de inclusão do projeto. Para isso basta contatar o Cras Integrar, do Bairro Bom Jesus, pelo número (51) 3713-4288, ou o Cras Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória (51) 3711-9187. Para as demais oficinas do Master Chef Social, os três Cras podem ser contatados, inclusive o Cras Central, junto ao Ginásio Poliesportivo (51) 3715-1895.


Fotos: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz
Aulas são ministradas entre uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz com o Senac
Aulas são ministradas entre uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz com o Senac