compartilhe >>

Santa Cruz inicia levantamento que avalia índice de infestação do Aedes


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 26/07/2022 16:45
Atualizado 26/07/2022 16:47

Geral   SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, deu início a mais Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). A sondagem, realizada pelos Agentes de Endemias, verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e é realizada periodicamente, visando quantificar o nível de infestação no município. 

De acordo com a Vigilância Sanitária, estima-se que haverá um aumento de infestação de mosquitos, devido às chuvas das últimas semanas e do aumento da temperatura. 

O programa sorteia os quarteirões aleatoriamente e estes terão 20% dos imóveis inspecionados. No total, serão visitados 2.564 imóveis, em 449 quarteirões, de todos os bairros da cidade. No interior, as áreas urbanas de Rio Pardinho, Boa Vista, Pinheiral e Monte Alverne, também serão vistoriadas. A etapa de coleta irá até o dia 4 de agosto.  Os resultados desse levantamento serão empregados para direcionamento de ações de combate ao Aedes.

Durante as visitas, que serão realizadas de segunda a sábado, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados, porém, em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715 1546, para se certificarem.


Foto: Fotos Guilherme Neuhaus/ Prefeitura de Santa Cruz
Estudo, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, será realizado até o dia 4 de agosto
Estudo, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, será realizado até o dia 4 de agosto