“Assim como ela cuidou de mim, quero cuidar dela agora”, diz neta


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 26/07/2022 10:00
Atualizado 26/07/2022 10:07

Geral   DIA DOS AVÓS

Talvez a presença física não seja mais a mesma, ou os passeios no centro para tomar sorvete não ocorram com tanta frequência, mas uma coisa não muda na vida de  Ruth Maria de Oliveira Santos,  de 86 anos, e Bruna Gabriela Cruz, de 28 anos: o amor que avó e neta compartilham uma pela outra. 

Desde o nascimento da jovem, a avó sempre foi presente na vida de Bruna, mas somente após a neta completar seis anos de idade, a relação passou a se tornar mais intensa, com a vinda de Ruth para a casa dos pais de Bruna. Enquanto os pais trabalhavam, avó e neta se divertiam, criando lembranças que se tornariam eternas. “A minha infância foi a uma das melhores fases da minha vida, e estar com minha avó nesses momentos foi muito especial. Ela me ensinava a fazer pão, cozinhar, passar roupa, e me levava para passear durante a semana. Até minhas amigas adotaram ela como vó um pouco”, relembra, emocionada, Bruna.

Mesmo após a infância e adolescência, o destino ainda reservaria lindas surpresas para as duas. Uma delas ocorreu em 2018, quando Bruna foi eleita princesa da 34ª Oktoberfest. Segundo Ruth, a escolha  foi algo que lhe marcou muito e que levará pra sempre na vida. “Foi um momento muito emocionante ver ela lá no palco, pois esse era o sonho dela. Logo quando anunciaram o seu nome, me lembrei de quando a Bruna tinha dois anos e dei um vestido de Frida pra ela, nem imaginando que talvez no futuro estaria na corte da Oktoberfest”, destaca Ruth. 

Outro momento marcante ocorreu coincidentemente na semana que antecede o Dia dos Avós. Na última quinta-feira, dia 21, a notícia do nascimento de Joaquim, filho de Bruna, foi motivo de comemoração para Ruth, um presente inesquecível. “É meu primeiro bisneto, estou me sentimento muito feliz, não poderia ter recebido presente melhor”, comemora.

Cuidado com a saúde

Aos 86 anos, é natural que limitações afetem a qualidade de vida na terceira idade, o que não é caso de Ruth, que recebe apoio da neta Bruna para se manter atualizada. Recentemente, a neta levou sua avó para conhecer um espaço destinado ao bem-estar da geração 60+, o que segundo Bruna, está sendo muito importante para que a avó se mantenha ativa e com uma boa vitalidade. “Minha avó é uma mulher que me ensinou muitas coisas. Ela é um exemplo pra mim de como aproveitar a vida. Quero passar muito tempo com ela, e para isso é importante que ela se mantenha ativa, desenvolvendo atividades físicas e cognitivas para manter a qualidade de vida. Assim como ela cuidou de mim, quero cuidar dela agora”, finaliza a neta. 

Michele é a “neta” de muitos avós

É no Sinergia Clube Sênior, que Ruth e outros idosos se mantêm ativos. Inaugurado recentemente em Santa Cruz do Sul, o espaço tem como objetivo conciliar longevidade com qualidade. 

Segundo a idealizadora do projeto, Michele da Silveira Brandão,  são realizadas atividades que visam trabalhar a saúde cognitiva e física. “Temos em nosso espaço um trabalho voltado para a estimulação cognitiva, yoga, dança, musicoterapia, inclusão tecnológica e ginástica sensorial. Nós acompanhamos o desenvolvimento dos nossos clientes desde a sua chegada aqui, através de avaliação de saúde física e testes de rastreio cognitivo, até o dia a dia das aulas”, salienta Michele.

Sobre o seu trabalho, Michele conta que sempre achou lindo o encontro de gerações. “Eu adoro ouvir as histórias e penso que é uma das coisas que me liga muito a esse público. Eles revolucionaram os tempos na sua juventude, fizeram parte de muitas mudanças que hoje facilitam e tornam mais justo nosso mundo. Eu aprendo muito mais do que sou capaz de ensinar a eles, me sinto abençoada por fazer parte da vida de cada um”, finaliza uma das responsáveis pelo Sinergia Clube Sênior, um pouco neta de cada um que frequenta seu espaço.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Após cuidar de Bruna por muitos anos, foi a vez da neta retribuir
Após cuidar de Bruna por muitos anos, foi a vez da neta retribuir