compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância do cuidado com as unhas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/07/2022 07:59

Arauto Saúde   CUIDADO COM AS UNHAS

O tratamento dos pés e das mãos deixou de ser visto como uma simples prática estética e passou para prática da área da saúde, fazendo uso de instrumentos e técnicas para tratar as mais diversas doenças. Os pés são a base do nosso corpo e são eles que sustentam nosso peso e aguentam o impacto de nossas atividades. Manter a boa saúde deles, através do acompanhamento e tratamento podológico, é permitir um caminhar de qualidade e uma vida saudável. No entanto, podemos dizer que muitas pessoas só se lembram dos pés quando alguma dor ou patologia se manifesta. Para falar mais sobre o tema, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a enfermeira e podóloga Maria Alice Ferreira.

Segundo a profissional, além do cuidado que devemos ter com o nosso corpo como um todo, é fundamental o acompanhamento da saúde dos pés para a não proliferação de fungos na região. “A podologia trabalha com várias doenças, então o fungo é uma das doenças que pode acometer os pés das pessoas. Temos que ter esse cuidado com as unhas, porque é horrível e incômoda muito uma dor nessa região. Hoje mesmo eu atendi uma paciente com uma verruga e, após a remoção, ela agradeceu e disse que já podia pisar normalmente sem a dor”, destaca. 

A importância do cuidado com os sapatos também é fundamental para a qualidade de vida. “Os nossos pés sustentam o nosso corpo. Ele precisa de um cuidado especial. Os sapatos, dependendo do tipo, pressionam as pontas das unhas e não têm ventilação. Tudo isso interfere na qualidade de vida”, salienta Maria.

Como dica, ela destacou a importância da proteção e do cuidado com a higiene, principalmente em atividades que causam sujeira aos pés. “É importante que se mantenha as unhas limpas e curtas, pois a unha comprida gera maior sujidade na região. Mesmo a pessoa que faz uma atividade laboral que precise muitas vezes sujar os pés, é recomendado que use sapatos fechados, como botas, porque além de evitar lesões, como cortes, evitam também doenças que podem ser provocadas pela terra e até por fezes de animais”, finaliza.


Foto: Getty Images
Cuidados com a higiene dos pés e uso de sapatos adequados pode prevenir doenças
Cuidados com a higiene dos pés e uso de sapatos adequados pode prevenir doenças