compartilhe >>

“Vale do Sol foi um presente pra minha carreira”, revela Lucélia


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 24/07/2022 17:00

Geral   DESPEDIDA

Após quase três anos no comando da Brigada Militar de  Vale do Sol, a 1ª sargento  Lucélia Gonçalves Carrão teve a sua aposentadoria confirmada no último dia 15 de julho e não atua mais no município. Dessa forma, o sargento Celiomar Acosta assume interinamente o comando do Pelotão até a designação de um novo tenente.

Natural de Candelária,  Lucélia assumiu no dia 22 de julho de 2019 a BM de Vale do Sol, vindo transferida do 30º Batalhão de Polícia Militar, onde exercia suas atividades na cidade de São Lourenço do Sul. No Vale, a 1ª tenente revela que tinha como objetivos fortalecer os laços da comunidade junto à Brigada Militar, aumentar o efetivo e pleitear por uma reforma do quartel. “Não tive muitas dificuldades aqui, mas um dos meus principais desafios foi conseguir realizar uma boa cobertura da área rural do município, pois é um território muito extenso. Mas, acredito que com o apoio da comunidade e a chegada da Patrulha Comunitária do Interior (PCI), conseguimos dar uma maior atenção a crimes como abigeato e furtos no meio rural”, ressalta.

Momento marcante

Por volta das 3 horas da madrugada do dia 8 de outubro de 2019, o telefone de Lucélia tocou avisando que havia ocorrido um assalto aos bancos do município. Após o choque inicial, a comandante prontamente se deslocou até Vale do Sol e o que viu foi um cenário de guerra na sua frente, considerado o momento mais emblemático de sua passagem no município.“Logo quando cheguei aqui em Vale do Sol ocorreu um assalto a banco, o que não ocorria há 10 anos. Eu estava em Candelária e logo tive que vir pra cá resolver, foi algo muito marcante, chegar aqui no município e logo me deparar com essa situação, que a gente teve que dar uma resposta”, relembra. 

Despedida e futuro

Com o coração apertado, Lucélia conta que vai para a reserva com a sensação de dever cumprido, pois aproximou mais a comunidade, realizando um policiamento em conjunto com os vale-solenses, ouvindo as suas demandas. Além disso, destacou a reorganização do Grupo de Apoio, que considera algo muito importante para dar suporte ao trabalho. “Esses três anos passaram muito rápido, fiz muitos amigos aqui e foi uma experiência ímpar estar em comando destacado, uma realização pra mim. Eu considero que Vale do Sol foi um presente pra minha carreira, poder encerrar meu trabalho em uma comunidade tão especial como Vale do Sol, vou guardar com carinho no meu coração”, revela, emocionada. Agora, a candelariense conta que irá aproveitar a família e focar no seu projeto Pelotão Mirim, em Candelária, o qual criou em 2009 e agora irá auxiliar de forma voluntária. 

Novo comando

Com a saída de Lucélia, o cargo de Comandante da BM de Vale do Sol será ocupado interinamente pelo sargento Celiomar Acosta. A expectativa é de que em breve seja desginado pelo Estado um novo responsável pela função no Pelotão.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Lucélia voltou na quarta ao quartel para se despedir
Lucélia voltou na quarta ao quartel para se despedir