compartilhe >>

Férias ganharam sabor especial em curso de gastronomia infantil


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/07/2022 17:00

Geral   MINI CHEF

A criatividade da criançada na cozinha foi posta em prática durante o curso Mini Chef, oferecido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e realizado no Laboratório de Gastronomia da instituição, no Bloco 33. O curso, realizado nos dias 20, 21 e 22 de julho, é ministrado pela auxiliar técnica do curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni. Conforme programação, no dia 20 as crianças aprenderam a fazer pastéis divertidos e sucos naturais; no dia 21, bolo no pote, pipoca colorida e quentão de suco de uva; e hoje, dia 22, será a vez dos mini hambúrgueres coloridos.

Como funcionou

Ao longo das atividades, a professora explicou cada etapa dos processos e se manteve próxima dos pequenos para tirar qualquer dúvida. Nos momentos em que havia o uso do fogão, ela assumia o controle para não ter nenhum risco às crianças. Conforme ela conta, projetos com o público infantil são sempre muito prazerosos. “Eu trabalho com pessoas de todas as idades, e é sempre uma experiência incrível, porque amo o que faço. Em relação às crianças, é muito divertido porque eles estão em uma fase da vida que absorvem o conhecimento muto rápido, são como esponjas. Eles se interessam, comentam sobre as cores dos alimentos e até ficam com receio de provar alguns. Mas depois de finalizada a receita, quando eles percebem o resultado, e que eles mesmo foram os autores, ficam impressionados. O melhor é que eles comem os alimentos das receitas que eles mesmos prepararam”, destaca. 

A professora Luciana dividia os sete alunos presentes em tarefas para que se ajudassem e cada um fizesse uma etapa de cada receita. Ela ia citando os ingredientes e, enquanto alguns batiam a massa do bolo, outros cuidavam do preparo do recheio e da cobertura. Aos poucos, os pequenos iam entendendo cada passo e vendo a receita do bolo de laranja com cobertura de baba de moça ficar pronto. Em um clima de muita diversão e gargalhadas, eles ficavam ansiosos para verem o produto final. 

Aprendizados que vão para casa

Para Glória Lee da Silva, de nove anos, a maior expectativa estava na receita que envolvia a pipoca. Ela também comentou sobre o que estava aprendendo nas aulas. “É bem legal, estou gostando bastante. Uma pena é ser apenas três dias. Em casa eu não faço nada na cozinha, mas quem sabe agora eu já consiga ajudar em alguma coisa. De todas as receitas, a que eu mais aguardo é a da pipoca doce colorida”, disse.
Para a professora Luciana, o processo é prazeroso porque os pequenos acabam fazendo as atividades de forma mais lenta, o que ela considera normal. “É legal entender o tempo deles, como cada um absorve as informações. Eles ficam realmente felizes quando enxergam as receitas ficando prontas e depois quando podem finalmente prová-las”, destaca.

 


Foto: Nícolas Vinícius da Silva / Jornal Arauto
Crianças aprenderam várias técnicas durante o preparo das receitas
Crianças aprenderam várias técnicas durante o preparo das receitas

Foto: Nícolas Vinícius da Silva / Jornal Arauto
Durante os três dias, foram diversas receitas para os pequenos praticarem
Durante os três dias, foram diversas receitas para os pequenos praticarem

Foto: Nícolas Vinícius da Silva / Jornal Arauto
Curso foi ministrado pela auxiliar técnica do curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni
Curso foi ministrado pela auxiliar técnica do curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni