Mudas de árvores são distribuídas no Loteamento Mãe de Deus


Por: Portal Arauto
Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 20/07/2022 19:44
Atualizado 20/07/2022 19:46

Geral   PROJETO

Nem bem a caminhonete da Prefeitura estacionou em uma das vias do Loteamento Mãe de Deus e imediatamente uma fila de moradores se formou. Ana Vitória, 7 anos, Sofia, 6, Natalie, 6, Emilie, 8, e Milena, 7, correram para pegar os primeiros lugares e garantir algumas mudas de árvores levadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) para distribuição no local Em menos de meia hora as 270 mudas de variadas espécies que estavam na carroceria do veículo foram entregues. 

A iniciativa, de acordo com o secretário da pasta, Jaques Eisenberguer, partiu de uma solicitação dos próprios moradores durante uma ação promovida dentro do loteamento no mês de junho, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a RGE, dentro do projeto Arborização + Segura, que garantiu o plantio de três centenas de mudas dentro do loteamento. “Na ocasião a prefeita Helena também esteve presente e nos incumbiu de atender a comunidade com a doação de mudas e as devidas orientações para que os moradores também pudessem ter árvores nos seus pátios”, disse.’

No primeiro lugar da fila, Ana Vitória, 7 anos, mal conseguia segurar as mudas que pediu para levar para casa. “Vou levar também mais duas pra minha vó que tá doente e não pôde vir buscar”, explicou eufórica. A mãe, Simone Telles Pontel, 32 anos, foi uma das moradoras que ajudou a divulgar a ação entre os vizinhos. “Postei na página dos moradores no Facebook e fomos avisando de boca em boca. Vai ser muito bom ter sombra no verão quando a árvore estiver crescida. Também é importante para o meio ambiente e é algo que vamos deixar para os nossos filhos, afinal a gente planta hoje pra colher no futuro”, disse. 

Foram distribuídas espécies que produzem sombra e também frutíferas como jabuticaba, guabiju, araçá- vermelho, pitanga e cerejeira, todas produzidas no Horto Municipal. Durante a entrega o secretário Jaques aproveitou para reforçar orientações acerca dos procedimentos a serem adotados durante o plantio, como manter distância de entradas de luz, de fossas e sistemas de tratamento de esgoto, preencher as covas com terra de boa qualidade e observar as regas para o bom desenvolvimento da planta.


Foto: Guilherme Neuhaus/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Foram entregues nesta quarta-feira 270 espécies diferentes
Foram entregues nesta quarta-feira 270 espécies diferentes