compartilhe >>

Recorde as maiores apreensões de drogas feitas em Santa Cruz


Publicado 28/06/2022 09:06

Polícia   HISTÓRICO

O delegado responsável pela da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul, Marcelo Chiara Teixeira, recordou as maiores apreensões feitas no município nos últimos anos. O recorte é feito em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.

No ano, ganha destaque uma ação realizada em março, quando a Polícia Civil estourou um ponto utilizado como laboratório de drogas. O trabalho aconteceu em Linha Nova, interior do município. Na oportunidade, um homem, de 35 anos, foi preso. Uma máquina utilizada para fazer a prensa da droga foi apreendida, além de um carro clonado, oito tijolos de maconha e 20 sacos com cocaína.

Dia Internacional de Combate às Drogas

A data foi instituída pela foi criada pelas Nações Unidas e tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pelas drogas. A data foi estabelecida na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1987.

Recorde as maiores apreensões dos últimos anos:

03/07/19 - Dois homens foram presos por tráfico de drogas. Os policiais receberam a informação de que uma grande quantidade de entorpecentes seria levada a uma propriedade às margens da RS-287. Quando um jovem de 19 anos entregava o carregamento ao proprietário, de 49 anos, os dois foram detidos pelos agentes que monitoravam o local. Havia mais de 25 quilos de cocaína pura.

11/06/2020 - Ação da Draco, com apoio da 1ª e 2ª DP de Santa Cruz, resultou na apreensão de 15 tijolos de cocaína e cinco de crack e prejuízo de R$ 1 milhão para a facção que domina o tráfico de drogas no Vale do Rio Pardo. O material foi encontrado durante abordagem a um veículo Celta, com placas de Santa Cruz do Sul, nas curvas de Pinheiral.

02/07/2020 - Operação da Draco resultou na apreensão de seis quilos de cocaína pura, denominada de ‘escama de peixe’. O carregamento estava em um carro e foi interceptado quando chegava no munício, no final da madrugada. Foram apreendidos seis quilos de cocaína pura.

27/01/2021 - Em uma das maiores ações contra o tráfico de drogas dos últimos anos, a Polícia Civil de Santa Cruz do Sul prendeu um homem por tráfico de drogas no Bairro Bom Jesus e apreendeu proximadamente 30 quilos de drogas. A apreensão foi realizada na Rua Carlos Hoppe. As drogas estavam escondidas dentro da casa e também no porão da residência.

14/09/2021  – Uma ação resultou na apreensão de grande quantidade de drogas. A apreensão de 20 kg de entorpecentes - durante cumprimento de mandado de busca e apreensão - foi realizada em uma residência localizada no Bairro Santa Vitória.

29/09/2021 - Ao desmantelar um esquema de tele-entrega de drogas sintéticas, a Draco alertou para alvo cada vez mais frequente da polícia: o tráfico para a classe A da sociedade santa-cruzense. As substâncias muito possivelmente eram  trazidas da Europa e tinham caminho considerável até chegar ao município. As substâncias apreendidas em um apartamento no Bairro Avenida teriam como destino final consumidores de alto poder aquisitivo.

25/03/2022 – A Polícia Civil de Santa Cruz estourou um ponto utilizado como laboratório de drogas. O trabalho aconteceu em Linha Nova, interior do município. Na oportunidade, um homem, de 35 anos, foi preso. Uma máquina utilizada para fazer a prensa da droga foi apreendida, além de um carro Fox clonado, oito tijolos de maconha e 20 sacos com cocaína.


Foto: Arquivo Portal Arauto
Em setembro do ano passado, uma ação da Draco apreendeu 20 quilos de drogas
Em setembro do ano passado, uma ação da Draco apreendeu 20 quilos de drogas