compartilhe >>

Vera Cruz vai sediar 2º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/06/2022 13:00

Geral   CONSCIENTIZAÇÃO

Vera Cruz sedia na próxima quarta-feira, 29 de junho, o 2º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, que vai promover uma série de debates com o tema central “Água, fonte de desenvolvimento”, a partir das 8h30min, junto ao Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz. Destinado aos agricultores, lideranças e entidades de toda a região, o evento tem promoção do Comitê Municipal da Agricultura Familiar de Vera Cruz, em parceria com a Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. A primeira edição do seminário ocorreu em março, durante programação da Expoagro Afubra 2022.

Entre os debates, o Programa Protetor das Águas, lançado em 2011 em Vera Cruz, em um trabalho que reúne proprietários de áreas rurais na preservação de nascentes e áreas ripárias em propriedades às margens do Arroio Andréas, vai ganhar destaque. Além disso, estarão em evidência a irrigação e a abertura de açudes para conservação da água nas propriedades rurais, além da recuperação de biomas e a implantação de cisternas, bem como o Programa de Preservação de Água e Qualidade da Irrigação – Irriga + RS.

Ao meio-dia haverá almoço, sendo que a confirmação deve ser feita até a segunda-feira, dia 27, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar, Emater-RS/Ascar ou na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. 

Confira a programação completa:

  • 8h30min - abertura.
  • 9h – “Programa Protetor das Águas: desenvolvimento do projeto, sua história e novos desafios”, com Tanise Etges, mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, responsável técnica da ETA/Vera Cruz e coordenadora do Programa Protetor das Águas; e Marcelo Kronbauer, mestre em Tecnologia Ambiental, coordenador de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Unisc e professor da Unisc.
  • 10h30min - “Experiência no Programa Protetor das Águas”, com os produtores rurais Marcos e Matheus Koehler.
  • 11h – “Projeto Cisternas”, com Maurício Queiroz, membro da Comissão Pastoral da Terra.
  • 12h - Almoço.
  • 13h - “Projetos Açudagens e Irrigação”, com José Cláudio Motta, engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em recursos naturais renováveis e supervisor regional da microrregião Santa Cruz do Sul - Emater/RS.
  • 14h - “Projeto de Recuperação de Biomas”, com assessor de política agrícola e meio ambiente da Fetag/RS.
  • 15h – “Programa de Preservação de Água e Qualificação da Irrigação - Irriga + RS”, com Dr. Jackson Freitas Brilhante, de São José, coordenador do Comitê Estadual do Plano ABC+/RS; Valdomiro Hass, coordenador do Programa Avançar da Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS; e Me. Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
  • 16h - Encerramento.

Foto: divulgação
Seminário vai abordar importância da água no contexto da agricultura familiar
Seminário vai abordar importância da água no contexto da agricultura familiar