compartilhe >>

Roteiro Caminho das Águas vai ganhar novos pontos de parada


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/06/2022 20:00

Geral   REFORMULAÇÃO

As belezas naturais e as áreas de lazer que convidam ao passeio ou a se refrescar, as delícias gastronômicas de dar água na boca, os empreendimentos que fomentam os negócios, além das construções religiosas e culturais que carregam a história de Vera Cruz ganham cada vez mais a atenção de visitantes do município, muitos deles ligados à prática do cicloturismo. De olho nessas potencialidades e no crescimento do turismo regional, durante o Encontro da Agricultura Familiar, realizado na última sexta-feira, dia 17, na 12ª Feira da Produção, o prefeito Gilson Becker anunciou a reformulação do Roteiro Turístico Caminho das Águas - lançado entre 2011 e 2012. Trata-se da reformulação da rota já mapeada no município, que será ampliada com novos pontos turísticos, empreendimentos, além de outros atrativos, a exemplo das paradas junto às agroindústrias familiares. 

A partir de diálogos com os proprietários dos pontos turísticos que já faziam parte do roteiro - intregrando a Associação Caminho das Águas -, explica o gestor municipal, entendeu-se que eles não tinham o desejo de manter o sistema antigo de organização. Dessa forma, optou-se pela coordenação da rota pelo Município, sem a organização paralela dos proprietários. “Temos excelentes pontos turísticos no nosso Município, tendo nas águas, nesse contexto, uma representatividade muito grande. Estamos reconstruindo esse roteiro em conjunto com o Conselho Municipal do Turismo, com aqueles que já estavam incluídos e, da mesma forma, agregando novos interessados, potencializando a rota também com pontos como a Casa de Cultura, que recebeu reforma e foi reinaugurada, o caminhódromo, que recebeu melhorias, em sincronia do turismo rural também com a cidade, os eventos promovidos em Vera Cruz, bem como o cicloturismo, que vem crescendo bastante”, frisa o prefeito, ao citar o turismo como importante fonte de receita para os proprietários de espaços e empreendimentos envolvidos. 

Para se manter em concordância com a identidade visual utilizada em alguns pontos turísticos e empreendimentos já participantes – facilitando  a localização pelos visitantes -, a logomarca do Roteiro Turístico Caminho das Águas de Vera Cruz foi mantida. Na manhã de sexta, o prefeito apresentou o banner com a logo e ressaltou que, ainda que a reformulação do roteiro seja gradativa, a divulgação está sendo intensificada. “Estamos fazendo um trabalho de captação de imagens nesses pontos, entre eles, os campings, que foram remapeados e terão a divulgação de suas imagens intensificadas pensando no veraneio. Também, junto à Praça José Bonifácio, na Casa do Artesão, os visitantes encontram um mapa norteando o roteiro, que será complementado com um QR Code, facilitando o acesso às informações”, explica. 

Agroindústrias

As agroindústrias familiares também serão ponto de parada no roteiro, disponibilizando suas delícias tão características do município. Neste sentido, afirma Becker, os proprietários estão sendo convidados, sendo que a ideia é que os visitantes façam paradas nestes pontos para lanche ou mesmo para saborear o café colonial. Para fortalecer este trabalho, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está sendo realizada, incentivando a integração das agroindústrias ao roteiro. 

Incentivo também ao cicloturismo 

Vera Cruz está entre os nove municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) que integram o Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais. Dessa forma, além dos pontos turísticos do município, outros locais vêm recebendo melhorias, como a criação de ciclofaixas para a prática do cicloturismo, bem como de caminhadas. Recentemente, o Caminhódromo Astor Hoff foi recuperado, sendo que receberá também iluminação de led. Além disso, no início do mês, a rua Carlo Wild, onde está localizado o Parque de Eventos, recebeu nova pintura, reforçando a faixa destinada a pedestres e ciclistas. 

Nos próximos dias, o trecho da rua Tiradentes até Linha Capão receberá as melhorias. Além de reforço na sinalização, o trecho receberá uma ciclofaixa, através de pintura. “Este é um local de grande movimentação de ciclistas e pedestres, além de que a via permite a melhoria, uma vez que incluindo a ciclofaixa, apesar de as pistas de rodagem ficarem em tamanho menor,  terão a mesma largura que a pista em continuidade após o trevo de Linha Capão”, esclarece o prefeito Gilson Becker. 

Após o trecho que leva ao trevo de Linha Capão pela Tiradentes, a ciclofaixa segue pela ERS-412, Vila Triângulo e ingressa na Carlos Wild.


Foto: divulgação
No roteiro, destaque para as áreas de lazer e as belezas naturais
No roteiro, destaque para as áreas de lazer e as belezas naturais