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A importância de ouvir seus colaboradores


Publicado 20/06/2022 08:18

Mensagem do Dia

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O sucesso da sua empresa está nas mãos dos seus funcionários. Essa afirmação simples e certeira reflete uma realidade ainda não percebida por muitos empresários, líderes e gestores. O colaborador tem papel decisivo dentro da empresa, independentemente do setor no qual atua.

É fundamental que ele esteja motivado, satisfeito e se sinta parte da empresa, para que suas atitudes reflitam de forma positiva no final da cadeia produtiva, ou seja, no seu cliente. 

O colaborador é uma grande fonte de informações, ideias e sugestões, que podem mudar o rumo da sua empresa, aumentar a produtividade, corrigir problemas e tornar seu cliente mais satisfeito. Mas ele ainda é muito pouco utilizado para esse fim. As empresas ainda não sabem ouvir seus funcionários, para assim extrair o melhor que eles têm a oferecer.

Muitas empresas já perceberam como a gestão participativa pode trazer resultados positivos, e começaram a implementar mecanismos para ouvir os funcionários. A gestão participativa dá conta de que que as pessoas não estão nas empresas apenas para executar determinadas funções. Além de realizar as tarefas diárias, o funcionário é uma pessoa capacitada, com habilidades pessoais, sociais, intelectuais, culturais, entre outras. Ele precisa ser considerado um bem da empresa, e esta deve aproveitar o que ele tem de melhor a oferecer.

De acordo com pesquisa recente, que perguntou aos colaboradores sobre os problemas de comunicação que impedem os chefes de se tornarem líderes efetivos, 63% dos pesquisados disseram que a falta de reconhecimento é o maior problema. Outras respostas sugerem que os colaboradores sentem-se subvalorizados e alienados pelo modo como são tratados por seus superiores. Mais da metade dos pesquisados disseram que seus chefes não têm tempo para conversar individualmente e uma porcentagem similar disse que seus chefes se recusaram a conversar. Para mais de um terço dos pesquisados, a maior queixa foi que seus superiores não sabiam seus nomes e um quarto dos respondentes afirmaram que gostariam que seus chefes perguntassem sobre suas vidas fora do trabalho.

Fazer um esforço para melhorar a maneira como você se comunica com seus colaboradores não somente reforça as relações interpessoais e a moral da equipe como, também, aumenta a produtividade e ajuda no resultado final.

Os líderes mais eficazes são aqueles proativos em relação a construir um local de trabalho interligado, onde os colaboradores se sentem ouvidos e apreciados.


A importância de ouvir seus colaboradores