compartilhe >>

Arauto Saúde: durante a Feira da Produção, o cuidado com os alimentos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/06/2022 07:59

Arauto Saúde   DE OLHO

A retomada da Feira da Produção tem movimentado Vera Cruz durante esta semana. O evento, que destaca as principais potencialidades do município, conta com mais de 150 expositores envolvidos na comercialização de produtos. Dessa forma, no que se refere à saúde, as atenções se voltam, principalmente, para o rigoroso controle e fiscalização da vigilância sanitária para com os expositores, afim de garantir que todos os alimentos comercializados, estejam dentro das normais. Para falar um pouco mais sobre a importância da qualidade e manuseio adequado dos alimentos, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a nutricionista Caroline Ortolan.

Conforme a especialista, a manipulação correta dos alimentos está totalmente ligada a questão sanitária e de saúde das pessoas. “Existem riscos que a gente não consegue enxergar a olho nu, como os riscos microbiológicos existentes nos alimentos, causados por vírus e bactérias patogênicas, que posteriormente causam doenças em quem consome esse tipo de alimento. Ainda, têm-se riscos físicos e químicos que podem interferir na qualidade dos alimentos”, alerta a nutricionista.

Sobre a Feira da Produção, a especialista frisa que existe todo um controle sanitário afim de garantir que os consumidores possam ter a certeza de um alimento com procedência e qualidade. “Na Feira, todos expositores estão legalizados, o que também dá segurança para quem irá comprar os produtos. A segurança dos alimentos se inicia desde o momento em que ocorre o recebimento da matéria-prima, passando pelo manuseio e por fim na distribuição dos produtos, onde a gente já consegue observar uma qualidade sanitária”, ressalta.

Dessa forma, desde o preparo até a entrega é necessário que ocorra uma capacitação dos expositores, que são fiscalizados durante os dias de exposição. “Para a Feira da Produção, existem diversos treinamentos sanitários e fiscalização sanitária. Desde o início existem essas orientações com obrigatoriedade da participação de todos que vão expor no dia. Além disso, ocorrem fiscalizações durante a Feira para saber a qualidade dos alimentos”, conclui.

 


Foto: Getty Images
Cuidados são necessários para garantir a saúde dos visitantes
Cuidados são necessários para garantir a saúde dos visitantes