Com admiração e amor, fiéis preparam tapetes para Corpus Christi


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 15/06/2022 17:34
Atualizado 15/06/2022 17:34

Geral   RELIGIOSIDADE

Considerada uma das principais datas comemorativas que fazem parte do calendário católico, a celebração de Corpus Christi será realizada nesta quinta-feira, dia 16, em diversas igrejas da região. Dessa forma, milhares de fiéis já têm se mobilizado para garantir que tudo fique bonito nos templos religiosos até a celebração, que também deve ser marcada pela solidariedade, tendo em vista que está sendo incentivado que as pessoas doem alimentos não perecíveis para serem partilhados com os mais necessitados.

Em Santa Cruz do Sul, Lucia Ertel é responsável por coordenar os trabalhos de confecção e produção dos tradicionais tapetes com imagens religiosas na Catedral São João Batista. Segundo a santa-cruzense, que desde 1988 se dedica à confecção das peças, o trabalho requer muita atenção e dedicação dos envolvidos, para que as imagens representem o real amor de todos por Jesus Cristo. “Eu me sinto muito feliz em realizar esse trabalho voluntário, estou há mais de 30 anos ajudando a manter essa tradição. É muito gratificante ver tudo pronto e arrumado. Para nós, é uma maneira de demonstrar nosso amor e fé em Jesus Cristo”, salienta.

Segundo Lucia, a preparação para a confecção dos tapetes se inicia um mês antes e envolve diretamente em torno de 70 pessoas.  Mas, a fiel reforça a importância das  pessoas que auxiliam com doações, artesanato e pinturas durante o ano todo. “São muitas pessoas envolvidas nesse trabalho. Desde quem doa materiais artísticos, areia colorida e serragem, até para quem faz os moldes de desenhos que serão enfeitados depois. Nesse ano, serão entre 40 e 50 imagens representadas, que utilizarão cerca de 80 cores diferentes. Queremos deixar tudo perfeito até quinta-feira”, frisa a religiosa.

Programação

Na Catedral São João Batista, irá ocorrer uma missa às 9 horas, presidida pelo Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli. Na sequência, às 10 horas, irá ocorrer a procissão pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos até a Praça Getúlio Vargas. “É um dia para entrarmos em comunhão com Jesus Cristo presente na Eucaristia e, através Dele, entrarmos em comunhão com os irmãos e as irmãs de nossas comunidades”, afirma Dom Aloisio Dilli.

Vera Cruz e Vale do Sol

Em Vera Cruz, a missa de Corpus Christi irá ser realizada na quinta-feira, a partir das 9 horas, na Igreja Matriz Santa Teresa. A procissão será realizada na sequência. Haverá coleta de alimentos e agasalhos para o inverno.  No Vale do Sol, haverá uma alvorada festiva, a partir das 7 horas, em que representantes de todas as  comunidades da Paróquia São José irão auxiliar na montagem dos tapetes. Às 9 horas irá ocorrer a missa e após a procissão no Centro.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Preparação dos tapetes envolve diretamente cerca de 70 pessoas
Preparação dos tapetes envolve diretamente cerca de 70 pessoas

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Mais de 80 cores serão utilizadas para a confecção dos desenhos
Mais de 80 cores serão utilizadas para a confecção dos desenhos