compartilhe >>

Testes do novo modelo de urna eletrônica começam a ser realizados em Santa Cruz


Publicado 14/06/2022 08:50
Atualizado 14/06/2022 09:42

Política   ELEIÇÕES 2022

Eleitores irão contar com uma novidade nas eleições de outubro deste ano que promete trazer mais agilidade e segurança. Municípios da região irão disponibilizar um novo modelo de urna eletrônica que já chegou em maio e passa, atualmente, por testes com simulações de votos. 

De acordo com a chefe de Cartório da 162ª Zona Eleitoral,  Rejane Tomm, a Zona 162 recebeu 271 urnas, enquanto a 40ª Zona Eleitoral passará a contar com 279 urnas modelos 2020. Os novos equipamentos serão destinados ao município de Santa Cruz do Sul e às demais cidades da região. Todas as urnas encontram-se no arquivo de urnas, na sede do Cartório Eleitoral. 

O que muda?

Rejane explica que a urna eletrônica de modelo 2020 traz uma série de inovações, pois é mais moderna, rápida, segura e inclusiva. A identificação do eleitor fica mais ágil e o trabalho dos mesários mais fácil. A aparência física também é diferente, é mais alta e compacta. O terminal do mesário é touch screen. Possuem baterias de lítio que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Também passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla. Para o eleitor, a única mudança da urna é a aparência física.

Testes

Todas as urnas irão passar por testes antes de serem utilizadas, sendo que primeiramente passam pela certificação e autenticação. Nesta segunda-feira, por exemplo, os profissionais participaram do 10º Simulado Nacional de Hardware das Urnas Eletrônicas, para simulação de votos. Para o simulado, de acordo com ela, foram preparadas 18 urnas na 162ª ZE e 18 da 40ª ZE. "O simulado de hardware tem por objetivo identificar eventuais falhas nos softwares das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo da eleição oficial. Sua execução se baseia na seleção de urnas operacionais, preparação das urnas, cargas, até a votação, simulando todos os caminhos de um dia de eleição", explica. 

Mesário voluntário 

As inscrições para o cadastramento de mesário voluntário estão abertas. Eleitores maiores de 18 anos que queiram se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário podem preencher o formulário eletrônico para inclusão no banco de pessoas colaboradoras. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE-RS; pelo e-mail zon162@tre-rs.jus.br; pelo telefone 3717-4738, ou ainda, pessoalmente, no Cartório Eleitoral, que fica localizado na Rua Ernesto Alves 760.

Saiba mais

A Zona Eleitoral 40 é responsável pelos municípios de Santa Cruz, Sinimbu, Gramado Xavier e Herveiras. Enquanto a Zona Eleitoral 162 abrange as cidades de Vale Verde, Vale do Sol, Vera Cruz, Passo do Sobrado e parte de Santa Cruz. Nas eleições deste ano serão eleitos os novos deputados - federais e estaduais -, governadores, presidentes e senadores. 


Foto: Divulgação
Zonas eleitorais 40 e 162 receberam 550 novos equipamentos que prometem trazer mais segurança e agilidade
Zonas eleitorais 40 e 162 receberam 550 novos equipamentos que prometem trazer mais segurança e agilidade

Foto: Divulgação
Novas urnas chegaram no mês passado
Novas urnas chegaram no mês passado