compartilhe >>

Termina nesta segunda-feira prazo para municípios informarem dados sobre saneamento


Fonte: Agência Brasil
Publicado 13/06/2022 12:28
Atualizado 13/06/2022 12:29

Geral   INFORMAÇÕES

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para que os municípios atualizem as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O sistema traz informações referentes a abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e águas pluviais e é uma ferramenta fundamental para o planejamento do saneamento básico no país, tanto para as instâncias federais como também para estados e municípios.

Inicialmente o prazo terminaria no dia 30 de maio, mas foi prorrogado até hoje pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As informações do SNIS ajudam a orientar a aplicação de investimentos, a construção de estratégias de ação e o acompanhamento de programas e dos serviços de saneamento, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

As informações que devem ser prestadas são relativas ao ano de 2021. Os municípios que não atualizarem os dados no sistema ficarão inadimplentes e terão bloqueados os acessos aos recursos federais para saneamento básico. Para mais informações basta acessar a página do SNIS, no site do MDR.


Foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação
Dados compõem sistema do Ministério do Desenvolvimento Regional
Dados compõem sistema do Ministério do Desenvolvimento Regional