compartilhe >>

Na calçada, o cuidado com o Meio Ambiente


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/06/2022 17:00

Geral   EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“Lixo não é semente”, “Reciclar é mágico”, “Não polua, evolua”.  Essas foram algumas das frases que alunos do 8º e 9º da EMEF João Carlos Rech pintaram na calçada em frente ao educandário durante uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente. Mais do que uma atividade pedagógica, a tarefa serviu como um momento de reflexão sobre o papel da sociedade para com o meio ambiente, que cada vez mais sofre com a ação humana lhe degradando.

Responsável pela disciplina de artes, a professora Tamires Hansen coordenou as atividades. Segundo a docente, a ideia de realizar a ação surgiu após diversas conversas sobre temas envolvendo o meio ambiente, em que foram debatidas problemáticas decorrentes do mau comportamento humano. “Partimos do enunciado ‘O planeta é nossa casa’, enfatizando que é responsabilidade de todos as ações e práticas diárias que minimizem a agressão ao ambiente”, salientou. Dessa forma, levando em consideração o estudo e reflexões realizadas durante as aulas, a arte foi utilizada como ferramenta de conscientização em uma atividade simples, mas com grande significado. 

Assim, coube aos estudantes da João Carlos Rech pesquisarem e elaborarem frases de impacto sobre o tema. Para a produção do trabalho, foi usada tinta têmpera, que se caracteriza por ser de curta duração na superfície externa. “Sempre achei muito interessante as formas de arte no espaço público, e após estudo de conteúdos relativos a essas formas de manifestação artística, como por exemplo, o grafite, tive a ideia de juntar a temática ambiental com a artística dos alunos. Queríamos direcionar a nossa produção para a data comemorativa, exibindo o resultado por tempo determinado na calçada”, destacou Tamires.

Reflexão

 Além de mobilizar os estudantes, a atividade teve como intuito fazer a comunidade e pessoas que vissem as frases repensarem se estão colaborando por um meio ambiente mais sustentável. Segundo os alunos envolvidos no projeto, quem passasse pela calçada poderia ler alguma frases e refletir sobre o tema. “Por ter sido feita em um lugar diferente, talvez acabe chamando a atenção das pessoas, despertando uma reflexão pessoal sobre o tema. Se cada pessoa que passar e ler, em razão disso evitar jogar lixo no chão, já atingimos o objetivo”, ressaltaram os alunos.

Integrando a atividade, a aluna Vitória Louise Bringmann, de 14 anos, foi responsável por escrever três frases. “Não polua, evolua”, “Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos” e “Lixo não é semente”. A escolha, segundo a jovem, se deu em virtude da força que elas trazem para quem lê. “Eu escolhi essas frases porque, na minha opinião, elas têm um impacto muito grande, sendo capazes de fazer a diferença na nossa vida. Eu acredito que com essas pequenas atitudes podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor”, frisou.

Sucesso

Segundo a professora responsável, essa foi a primeira atividade desenvolvida nesse formato na escola. No entanto, já estão sendo pensadas outras ideias que envolvam arte e o ambiente de convivência escolar para os próximos meses. “Acredito que fugir da rotina e das tarefas estereotipadas dá mais entusiamo para as aulas e também para a produção criativa dos alunos”, disse.

 Mesmo com o pouco tempo de realização, Tamires revela que o retorno sobre a atividade foi muito positivo. “Além de ser uma atividade diferente, muitos frisaram positivamente a questão de conscientização da proposta. Já foi sugerido talvez fazermos algo permanente no espaço, pois os alunos gostaram muito da proposta e se engajaram com ela”, concluiu a professora de artes.


Foto: Divulgação
Pinturas ficarão por tempo determinado na calçada
Pinturas ficarão por tempo determinado na calçada

Foto: Divulgação
Com frases de impacto, jovens usaram a arte para refletir e sensibilizar
Com frases de impacto, jovens usaram a arte para refletir e sensibilizar

Foto: Divulgação
Atividade foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente
Atividade foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente