compartilhe >>

Estado poderá contar com novos leitos clínicos e de UTI para enfrentar o inverno


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicado 10/06/2022 07:00

Geral   SUPORTE NA SAÚDE

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e dirigentes da área hospitalar e regulação do Estado realizaram reunião online com representantes de hospitais da região metropolitana na tarde dessa quinta-feira (9), para avaliar a possibilidade de abertura de novos leitos clínicos. Tratam-se de leitos transitórios para enfrentar o aumento da ocorrência de síndromes respiratórios agudas, como explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. O encontro foi motivado pela situação de grande demanda nas emergências da capital gaúcha, em hospitais e unidades de Pronto Atendimento. 

Serão abertos 12 leitos clínicos transitórios em Viamão, 10 leitos pediátricos e 10 adultos no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, e com a possibilidade de abertura 10 leitos em Guaíba. Também serão abertos leitos nos municípios de Parobé (22 leitos) e São Jerônimo (20 leitos), com recursos do programa Avançar na Saúde, os quais serão abertos em breve.

Na quarta-feira (8), ocorreu encontro com técnicos da secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre, onde foi apresentada a avaliação do perfil dos pacientes em atendimento na capital. O estudo revelou a presença de pacientes de municípios da região metropolitana que poderiam ser atendidos em suas próprias cidades.

A secretária Arita  informou que além dos 10 leitos de UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de Canoas,  10 novos leitos no Hospital Geral de Caxias do Sul entrarão em funcionamento, somados a  mais 10 leitos que também começarão a receber crianças no Hospital Bruno Born, de Lajeado,  no dia 13.


Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Divulgação
Novos leitos da UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born, de Lajeado, entram em funcionamento na proxima semana
Novos leitos da UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born, de Lajeado, entram em funcionamento na proxima semana