compartilhe >>

Corede VRP define os membros da assembleia do próximo biênio


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/06/2022 17:20
Atualizado 07/06/2022 18:01

Geral   VALE DO RIO PARDO

Com a participação de 99 pessoas, o Conselho Regional de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), realizou uma assembleia na manhã desta terça-feira (7), na sala 101 da Unisc, quando elegeu os novos integrantes da Assembleia Geral Regional, biênio 2022/2024.

A partir destes representantes (ver quadro abaixo), o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, irá realizar a convocação da assembleia dentro de algumas semanas a fim de eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Como algumas representações ainda estão em aberto, o Conselho Regional fará ampla divulgação, para que até a próxima assembleia, essas vagas sejam preenchidas. “Foi um encontro muito importante, onde pudemos definir esta listagem, que havia sido prorrogada no ano passado em função da pandemia. Estamos alinhando questões para que possamos dar seguimento ao nosso trabalho ao longo do ano”, destaca o presidente Heitor Álvaro Petry.

A Assembleia Geral Regional é o órgão máximo de deliberação do Corede/VRP, sendo constituída tanto por membros natos, como também por membros eleitos e/ou indicados para os segmentos da sociedade civil organizada, totalizando uma representação de 30 entidades.

Plano Estratégico

Outro assunto debatido foi a atualização do Plano Estratégico Regional com a participação do prof. Dr. Markus Erwin Brose, que vai ser coordenador o processo ao longo desse ano. Ele explicou que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) acordou com o Fórum dos Coredess uma revisão e atualização dos 28 planos estratégicos de desenvolvimento no estado ao longo de 2022.

Na região do Corede/VRP, a Unisc vai coordenar esse processo, sendo a tarefa assumida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). As informações quanto ao formato desse processo de revisão e atualização foram encaminhadas aos Coredess em março. Desde abril de 2022 o PPGDR vem procedendo à etapa a ser concluída até julho, que consiste de uma análise detalhada da carteira de 39 projetos definida pelo Corede no processo de planejamento em 2015/16.

Decorridos sete anos do planejamento, a pergunta no momento a ser respondida é quais os projetos em andamento, em qual estágio se encontram, e aqueles que não foram iniciados, as razões para tanto. “Ao mesmo tempo a equipe do PPGDR está revisando os indicadores de desenvolvimento regional, para apresentar ao Corede um quadro síntese das mudanças que ocorreram na sociedade e na economia regional desde 2015. Uma vez entregue essa análise retrospectiva até julho, ao longo do segundo semestre de 2022 o Corede será assessorado na atualização da visão de futuro e na carteira de projetos 2022-2030", cita o professor.

Os representantes

Membros natos

  • Representantes de Senadores e ou deputados: Prissila Bordignon, representante do Deputado Federal Marcelo Moraes; Cristian Wagner - representante do Deputado Federal Heitor José Schuch; Eliana Maria Giehl, representante da Deputada Estadual Kelly Moraes; e Arlindo Emmel Neto, representante do Deputado Estadual Adolfo José Brito.
  • Representante de universidade: Carmen Lúcia de Lima Helfer (titular) e Isabela HoltermannLagreca (suplente)
  • Representante da Emater/RS-Ascar: Carlos Corrêa da Rosa (titular) e Luis Fernando Marion (suplente)
  • Representante do CVT Vale do Rio Pardo:Ramiro Pereira Rêgo (titular) e Paulo Jourdan Reis (suplente)
  • Representantes do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo: Rafael Kirst (titular) e Michele Braun (suplente)
  • Representantes do Parque Científico e Tecnológico Regional: Alexandre Dal Molin Wissmann (titular) e Alessandro Tatsch (suplente)

* Vale lembrar que também são membros natos aDiretoria Executiva do Corede/VRP; os Prefeitos Municipais e os presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência do Corede, além de presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes); e ex-presidentes do Corede/VRP.

Representantes de segmentos da sociedade civil organizada

  • Classe Trabalhadora – Rural, Comércio, Serviços e Indústria, indicados pelos Sindicatos: Aldemir José de Menezes Santos, Sérgio Luiz Reis, Salete dos Passos Faber e DelmarWeide (titulares e Andreia Gabe, Bernadete Frantz, Alceu Mergen e Gilmar Rodrigues de Oliveira (suplentes)
  • Classe Empresarial – Rural, Comércio, Serviços e Indústria, indicados pelas entidades associativas:José Daltro Emmel, Cláudio Mattanna, JersonLuisHaag e Norberto Raul Hass (titulares) e João Carlos Guarienti, Nicanor Dias Moraes, Moacir Rocha e Ernani Bayer (suplentes)
  • Uniões de Associações Comunitárias (um rural e um urbano):Regis Dattein Solano e Marco Antonio Dornelles (titulares) e Ismael Gomes e Mateus Hentzke (suplentes)
  • Cooperativas:Romeo Muller, Maria Goreti Ogliari e Eluana Lopes (titulares); e Irineu Wagner, Monica Moares e Débora Bergmann (suplentes);
  • Micro e pequenos Empresários (1 titular e 1 suplente): sem representante
  • Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP): Letícia Wagner (titular) e Jesus Edemir Rodrigues (suplente)
  • Entidades de profissionais liberais, religiosas, clubes de serviço, entidades culturais, de promoção social, movimentos ecológicos, de defesa da cidadania e similares:Beatriz Elena FunckRosauro, Fábio Roberto Azevedo, Adair Pozzebon (titulares) e RosemariHofmesiter e WanoirSehn (suplentes)
  • Agremiações Estudantis oficiais: Taila Carolina Denardi (titular)
  • Órgãos públicos em nível estadual: Gilmar Luiz Colombelli (titular) e Maria Zilá Solano (suplente)
  • Área da Educação: Micheli KatianiRech (titular) e MarleteZuchetto Machado (suplente)
  • Área da Saúde: Clair Tornquist (titular) e Simoni Andréa Gollmann (suplente)
  • Área do Meio Ambiente e Agroecologia/Produção Orgânica: Melissa Lenz (titular)
  • ONGs:Paulo Valdir Mans (titular) e Áurea Binz (suplente)
  • Área da Segurança Pública: sem representante
  • Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas do Trecho 8: sem representante
  • APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do VRP: sem representante
  • Comitê Pardo: Valéria Borges Vaz (titular) e VerushkaGoldschmidt Xavier de Oliveira (suplente)
  • Desenvolvimento Local e Regional: sem representante
  • Pessoas com Deficiência:Alessandra de Quadros (titular) e Tania Lair Manske (suplente)

Foto: Divulgação
Assembleia reuniu 99 coredianos na manhã desta terça-feira
Assembleia reuniu 99 coredianos na manhã desta terça-feira