compartilhe >>

Cavalos soltos na via pública geram alerta


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/06/2022 11:05
Atualizado 07/06/2022 11:15

Geral   PERIGO

Um risco não só para os cavalos, como também para quem transita nas rodovias, a presença de equinos soltos em via pública tem causado preocupação em entidades defensoras da causa animal. Para acentuar ainda mais a situação, entre a noite da última sexta-feira (3) e a manhã do sábado (4), duas ocorrências de cavalos soltos foram registradas na área  urbana de Vera Cruz. Em um dos casos, um motociclista atingiu um animal e ficou gravemente ferido.

Conforme a integrante do Conselho Municipal de Proteção, Assistência e Tratamento de Animais (Compata) de Vera Cruz, Ana Paula Riss, é extremamente preocupante a presença de cavalos em áreas urbanas, tendo em vista que seu habitat natural é no campo. “A gente fica muito indignada por conta de situações assim. Lugar de cavalo é no campo, até para a sua liberdade e bem-estar, pois na cidade não existe pastagem para eles, sem contar que muitos são usados para a tração animal. Infelizmente, Vera Cruz está longe de ter alguma lei voltada para a proibição do uso de tração animal”, lamenta.

Segundo a fiscal sanitária  da Vigilância Sanitária de Vera Cruz, Raquel Tassinari, nos últimos meses tem-se percebido um aumento no pedido de recolhimento de animais no município. “Isso significa que muitos animais estão correndo solto nas ruas, passando fome, procurando abrigo. É um grande risco de acidente e um alto custo para os cofres do município“, salienta.

Acidente

Pouco após a meia-noite da última sexta-feira, dia 4, um acidente envolvendo equinos e dois veículos deixou um homem de 33 anos gravemente ferido. Conforme a Brigada Militar, seis cavalos e um potro estavam soltos na rua Marechal Rondon (Esquina Koelzer), quando acabaram obstruindo a frente de uma motocicleta Honda CG 150 e de um Polo. A moto seguia no sentido Linha Henrique D’Ávila - Centro, e acabou colidindo contra um dos animais. O automóvel Polo, que estava seguindo a moto, tentou desviar, mas também acabou colidindo contra alguns animais.  

Com o acidente, o potro morreu na hora e um dos cavalos recebeu eutanásia devido à gravidade dos ferimentos. Os demais apresentavam ferimentos leves e foram recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente. O motociclista de 33 anos sofreu graves ferimentos, e após ser atendido na emergência do Hospital Vera Cruz, foi transferido para o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul

Outro caso

Na manhã do último sábado (4), um cavalo solto  causou transtorno para a comunidade. O equino veio de Rincão da Serra até perto da Praça José Bonifácio correndo solto. Ainda durante a manhã, o  dono se apresentou.


Foto: Divulgação
Acidente deixou dois animais mortos e um homem ferido
Acidente deixou dois animais mortos e um homem ferido