compartilhe >>

De olho no futuro, Vale teve plantio de árvore símbolo do município


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/06/2022 19:30

Geral   MEIO AMBIENTE

Uma iniciativa que terá seus frutos colhidos nos próximos anos, o plantio de ipês na última sexta-feira, dia 3, chamou a atenção de quem passava pelo centro da cidade. Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, o plantio também foi um ato simbólico de oficialização da árvore símbolo de Vale do Sol.

Conforme a fiscal ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Mab Raísa C. Leão Silva, a iniciativa teve como objetivo garantir que as próximas gerações de vale-solenses possam usufruir de um meio ambiente melhor, além de oficializar o ipê como árvore símbolo de Vale do Sol. Estiveram presentes durante o plantio servidores municipais, professores e alunos das EMEIS Primeiros Passos e Aquarela. “Além do embelezamento, esse plantio pode auxiliar na questão turística do município, que é algo muito forte aqui. Essa ação se torna um incentivo para a comunidade, para que eles adotem iniciativas que tragam benefícios para o meio ambiente. Ainda, decidimos envolver as crianças nesse processo, para que elas também já possam se sensibilizar sobre o tema”, frisou.

Segundo o vice-prefeito de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, a presença de alunos da rede infantil foi algo muito especial, pois no futuro eles poderão ver o que realizaram. “Hoje (sexta-feira) é um momento muito importante para todos. Quando vocês (crianças) crescerem e verem essas árvores bem grandes e bonitas, poderão se orgulhar e dizer que fizeram parte disso”, salientou José Valtair. Ao todo, foi realizado o plantio de sete ipês brancos e sete ipês amarelos no canteiro central da Avenida 15 de Setembro.

Por que o Ipê?

De acordo com o técnico agrícola da Prefeitura, Mauro Mueller, a escolha pelo ipê como árvore símbolo de Vale do Sol se deu em razão de suas cores e presença no município. “Já está na Câmara de Vereadores um projeto para oficializar o ipê como a árvore de Vale do Sol. Sua opção foi pelo fato de tanto a cor branca, como a amarela, estarem na bandeira do município”, destacou.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Crianças auxiliaram no plantio das árvores na última sexta-feira, dia 03
Crianças auxiliaram no plantio das árvores na última sexta-feira, dia 03