compartilhe >>

Ninguém é bom pai pelo Instagram


Publicado 23/05/2022 08:56

Mensagem do Dia

8 Disponível também em:


Ter aquela foto bonita, que leva as pessoas a pensar: “Nossa, que paizão!”, todo mundo quer. Sair no fim de semana com a filha sentada no ombro e atrair sorrisos de estranhos também é algo de que todo pai gosta. Mas todos esses momentos – e tantos outros que poderia citar – são resultados, são imagens. E um bom pai não se faz dessa maneira. Adianta não ser presente a semana inteira e, no domingo, parecer aquele paizão incrível? Não, não adianta.

Você tem de passar pelo processo. Passar, não. Você tem de amar o processo! Se não, nunca ganharemos respeito como seres capazes de educar, criar, aconselhar e o pior: nunca teremos a confiança de nossos filhos, nem de nossas esposas, sogras etc. Ninguém é bom pai pelo Instagram. Definitivamente, na vida real, é necessário ter prática.

E o que é o processo? É dedicar-se de coração, mesmo nas coisas das quais você não gosta. Limpar fraldas nojentas, aprender e se esforçar para dar banho, preparar a mamadeira. Tomar um baile de uma hora e meia ao tentar fazer o bebê comer. Ensinar a escovar os dentes. Ficar no pé para seu filho dizer “obrigado” e “por favor”. Transmitir valores como humildade e gratidão. Aliás, passar valores é algo bastante difícil, que exige muita dedicação, principalmente depois que eles vão para a escola. Vira um trabalho contínuo, que é constantemente ameaçado.

Vocês conseguem imaginar um jogador de basquete que não treina os fundamentos com muita dedicação? Que só quer ir para o jogo para tirar uma foto legal e postar? Dá até dó, não dá? Por tamanha falta de valores, tanto vazio e futilidade! Pois saibam que existem muitos pais e mães que vão ao parquinho, sobem num brinquedo ou entram no tanque de areia só para tirar uma foto. Assim que tiram, largam o filho com a babá para ir postar e esperar pelos comentários de “mãe do ano”, “pai mais dedicado que já vi”. É o mesmo caso do jogador de basquete – e é triste pelos mesmos motivos.

Um vídeo meu dançando Elvis Presley com Romeo viralizou no mundo inteiro. As pessoas ficaram encantadas com a conexão entre um pai e seu filho autista. Mas, para nós, aquilo foi apenas um minuto gravado por acaso de uma atividade que faço com ele praticamente todos os dias, desde que ele era muito pequeno e mal conseguia dançar. Isso é passar pelo processo! Seria mais fácil ver que ele não gostava muito e desistir ou esperar que ele aprendesse a dançar de outra forma para, então, fazer um vídeo e ficar me regozijando com os elogios que surgissem.

Mas eu não escolho o caminho mais fácil para nada na minha vida. Isso me faz amar e dedicar minha vida ao processo. Recomendo. Esse é o único caminho para você se tornar um bom pai de verdade.

Marcos Mion


Ninguém é bom pai pelo Instagram