compartilhe >>

Bolsonaro descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros


Fonte: Agência Brasil
Publicado 22/05/2022 08:51
Atualizado 22/05/2022 08:56

Política   IMPORTAÇÕES

O presidente Jair Bolsonaro descartou neste sábado (21), em sua conta no Twitter, a edição de Medida Provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior por meio de plataformas na internet.

Atualmente, a isenção de Imposto de Importação ocorre para encomendas de até US$ 50. No entanto, o benefício só é concedido se a remessa ocorrer entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Gomes, muitos vendedores se fazem passar por pessoas físicas quando, na verdade, são empresas constituídas para se valer de isenções, o que constitui fraude.

César Gomes chamou esses aplicativos de “camelódromos virtuais". Segundo ele, hoje o Brasil recebe cerca de 500 mil dessas encomendas por dia.

De acordo com o secretário, a Receita Federal está intensificando o combate a bens contrabandeados ou que burlam as regras tributárias vigentes por meio de um programa de rastreabilidade fiscal recém-lançado. O secretário também afirmou que estava em estudo a edição de uma Medida Provisória com foco nos “camelódromos virtuais”.


Foto: Elza Fiúza/Divulgação/Agência Brasil
Para o presidente, irregularidades devem ser combatidas com fiscalização
Para o presidente, irregularidades devem ser combatidas com fiscalização