compartilhe >>

Além do chimarrão, erva-mate é o toque especial de produtos gastronômicos


Publicado 15/05/2022 07:00

Cobertura Especial   FESTA NACIONAL DO CHIMARRÃO

De costume, apenas utilizamos a erva-mate para elaborar nosso chimarrão, mas na Fenachim os visitantes podem degustar de deliciosas receitas caseiras que possuem como ingrediente principal a erva-mate.

A confeiteira, Neige Oliveira, de Venâncio Aires, é a responsável por produzir cerca de sete produtos gastronômicos que levam como o toque especial a erva-mate. Ela também é a idealizadora do bolo com pinhão e erva-mate – prato vencedor do concurso de gastronomia de Venâncio.  “Aqui no nosso espaço, junto com a Escola do Chimarrão, as pessoas podem degustar de doces como o bolo de erva-mate e pinhão, ninho de abelha, cuca, brigadeiro, suspiros e pipoca de leite ninho, tudo a base de erva-mate”.

Niege conta que durante o ano faz os produtos em casa para vender. “Esse gosto por incrementar a utilização da erva-mate nos doces tradicionais veio mesmo após eu ganhar o concurso, então já faz um ano que produzo”, frisa.

Para quem deseja fazer uma receita com erva-mate em casa, ela disse que não é difícil e não tem segredo. “A erva tem que ser peneirada e acrescentar de uma a duas colheres de erva. O resto da receita continua igual”, explica.


Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
Niege produz os alimentos com uso da erva-mate
Niege produz os alimentos com uso da erva-mate